Brasil

Lula: “A seca é um fenômeno da natureza. Miséria e morte são culpa de quem governava”.

Lula em Feira de Santana, na Bahia (Foto: Ricardo Stuckert)


Depois de passar pela Bahia, o próximo destino do projeto Lula pelo Brasil é Sergipe. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por cinco cidades no estado – além da capital, Aracaju, Estância, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.
No sábado (19), Lula encerrou a viagem pela Bahia e esteve na cidade de Feira de Santana (BA).
Lá, discursou sobre a importância das políticas públicas para combater a seca. Como exemplo, citou a implantação de 1,4 milhão de cisternas construídas pelo Brasil durante seu governo e da presidente eleita Dilma Rousseff.
“Eu sempre falei que a seca no Nordeste era um fenômeno da natureza, já a miséria e a morte por causa da seca era fruto da irresponsabilidade de quem governava esse pais”, afirmou.
Leia mais:
Dilma: o fiador de Temer está preso em Curitiba e chama-se Eduardo Cunha

Lula na Bahia com estudantes (Foto: Ricardo Stuckert)


“Eu nunca vi o governo do Canadá dizer que ia acabar com a neve. Eles estabeleceram uma política de convivência com o inverno rigoroso. E nós começamos a provar que ninguém precisa morrer de sede se tiver um governo responsável”, argumentou.
“A água é mais que um direito, é uma necessidade e o Estado não tem o direito de permitir que as pessoas se submetam a indústria de caminhões pipa”.
Lula destacou a política de financiamento dos pequenos agricultores, com linhas de crédito e de subsídio para compra de maquinário. “Esse país já provou que através da agricultura familiar a gente pode alimentar milhões de brasileiros. Mas o que nós fizemos não foi tudo, foi apenas o começo”.
Na Bahia, o ex-presidente visitou duas universidades – a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cruz das Almas, e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde.
A Bahia tinha uma universidade federal antes do governo Lula, agora tem seis, e o estado tinha dois campi de universidades federais, agora tem 22.
Lula fundou a UFRB em março de 2006. A universidade decidiu conceder a ele o título de Doutor Honoris Causa. Lula tem três dezenas de títulos como esse de universidades como a Science Po, de Paris, a Universidade de Coimbra, em Portugal, e Salamanca, na Espanha.

Lula foi patrono da formatura da Unilab (Foto: Ricardo Stuckert)


No entanto, a Justiça Federal da Bahia deferiu a liminar para cancelar a entrega do título. O recurso foi apresentado pelo vereador Alexandre Aleluia (DEM) e a decisão foi do juiz Evandro Reimão dos Reis, da 10ª Vara Federal Cível da capital baiana.
Lula esteve na universidade e recebeu uma homenagem da comunidade acadêmica que estava presente para recebê-lo. “Cada menino negro da Bahia que recebeu o seu diploma é o meu título de Honoris Causa”.
Aos estudantes da UFRB, Lula deixou um recado: “A juventude não pode negar a política, precisa saber que não há saída fora dela. Nada de ficar com tempo ocioso. O tempo é de estudar, de aprender e de lutar”.
À noite, Lula foi patrono da turma de Humanidades da Unilab, criada em 2010. Foram 68 formandos do Brasil e da África de Língua Portuguesa.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *