Brasil

Gilmar solta seu compadre Jacob Barata Filho, mas juiz do Rio manda prendê-lo de novo.

Horas depois que o ministro do STF Gilmar Mendes determinou a soltura do empresário Jacob Barata Filho, preso desde o começo de julho pela operação Lava Jato, o juiz federal Marcelo Bretas, autor da ordem de prisão, expediu hoje novo mandado, mantendo o empresário preso. Barata é apontado como peça-chave de um esquema de pagamento de propina do setor de transportes no Rio de Janeiro, com base em investigações do Ministério Público Federal e da Polícia Federal.

 
Tanto Jacob Barata Filho como seu pai, Jacob Barata, conhecido como “Rei do Ônibus”, atuam há décadas no ramo dos transportes no Rio de Janeiro. A polícia encontrou indícios de que o filho pagou milhões de reais em propina para políticos do Rio.
 
À primeira vista a decisão de Gilmar Mendes pode parecer mais um caso como o ocorrido em 2008, quando o ministro, então presidente do STF, em menos de 48 horas mandou soltar duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, investigado por tentativa de suborno e crimes financeiros. A decisão do ministro provocou um manifesto de protesto subscrito por 45 procuradores e 130 juízes federais.
 
Desta vez, porém, há um inacreditável agravante: Gilmar Mendes é padrinho de casamento da filha de Jacob Barata Filho, Beatriz Perissé Barata. Em julho de 2013, envergando um lustroso fraque, com um cravo branco espetado na lapela, um sorridente Gilmar apadrinhou os noivos num tumultuado casamento realizado no Copacabana Palace Hotel, chamado pelos jornalistas de “o Baile da Ilha Fiscal”.
 

A noiva chegou e saiu sob vaias vindas de uma multidão postada na frente do Copacabana Palace. Uma jovem, vestida de noiva, distribuía pequenas baratas de plástico para os convidados. Segundo reportagens da época, além dos seguranças privados trinta policiais militares tentavam conter os manifestantes. Estes só foram dispersados após disparos de bombas de gás lacrimogênio pela Tropa de Choque.
 
Ouvido sobre a decisão de mandar libertar um compadre, Gilmar Mendes reagiu com escárnio, alegando não ter havido suspeição, “já que o referido casamento não durou nem seis meses”.
 
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Afrodizio Pinheiro says:

    Como pode uma corte permitir a atuação de um juiz como esse abutre do Gilmar Mendes? O Brasil de hoje é um paciente em estado terminal. Sem rumo, sem prumo… na banguela. Sob o comando de uma facção de bandidos comandados pelo Alibabá e seus mais de 4000 ladrões… sem exceção. O Brasil precisa de novos horizontes. Vamos mudar esse país? Há muito venho postando que: … Somente a INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR …salva o Brasil dessa facção de bandidos… inimigos do Brasil e do povo brasileiro… portanto, CADEIA E CONFISCO TOTAL DE BENS DE TODOS SEM EXCEÇÃO. APÓS A INTERVENÇÃO: Precisamos: Extinguir e cassar os partidos políticos atuais que são QUADRILHAS DE VAGABUNDOS por pelo menos 8 anos. acabar com privilégios, imunidades, prerrogativas…, instituir no Brasil a pena de PRISÃO PERPÉTUA para os crimes: Lesa-pátria, traição, para quem matar agente da lei em serviço, explodir carro forte, caixa eletrônico, banco… os considerados hediondos pela sociedade…mudar o sistema de governo através de plebiscito para PARLAMENTARISMO… precisamos tão somente de 2 partidos, mudar a moeda para o NIÓBIO, mineral estratégico e do qual somos detentores de mais de 98% das reservas…recuperar a nossa liderança na América Latina… somos um país de dimensões continentais logo líder e retomar nossas relações com as grandes potências… BRASIL ACIMA DE TUDO !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *