Brasil

Strano e Manchetômetro te ensinam a ler jornal


Olá. Meu nome é Danilo Strano e este é o Olhar Strano.
Em uma democracia, a mídia é muitas vezes chamada de Quarto Poder, devido à sua importância e relevância no funcionamento de uma democracia.
No Brasil, a grande mídia é constantemente acusada pelos partidos de esquerda e pelos movimentos sociais de manipular as informações. Mas há quem diga que isso não é verdade, que a grande mídia é imparcial.
Então vamos olhar para alguns números e ver se, de fato, essa mídia é tão imparcial mesmo.
Os dados que nós vamos observar são do Manchetômetro, importante site que consolida as principais manchetes dos grandes jornais do Brasil. O Manchetômetro é mantido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública.
O Manchetômetro consolida diariamente as manchetes dos principais jornais do Brasil, o que nos ajuda a entender se a mídia tenta manipular ou não a população brasileira.
Vamos começar olhando o que as manchetes dizem, se são positivas ou neutras, comparando Lula e Aécio.
Lembrando que, em 2017, o procurador geral da República já pediu o afastamento do Aécio mais de duas vezes do cargo por suspeita de corrupção.
Bom, o que a gente vê neste gráfico é que as manchetes negativas contra Lula são quase o triplo – o triplo – das manchetes negativas contra o Aécio.
Vocês podem perceber que, em maio, mesmo o Aécio sendo investigado, Lula teve mais de 250 manchetes negativas ou com seu nome. Enquanto o Aécio teve menos de 100. Enfim, os números não mentem. A mídia, tendenciosamente, defende e preserva Aécio, enquanto ataca Lula.
Então vamos comparar Lula e Michel Temer, que está agora no poder. Vocês podem perceber que Lula tem quase tantas menções negativas quanto Michel Temer, que está no poder atualmente e está passando por diversas investigações, pedidos de impeachment, acusação da Procuradoria-Geral da República e tantos outros fatos aparecendo diariamente sobre Michel Temer.
Bons, muitos podem dizer que não é uma questão contra a esquerda, uma perseguição aos movimentos sociais, aos partidos de esquerda, é só uma questão contra o Lula dos jornais. Mas nós vemos que não é só isso, não.
Se falarmos sobre Michel, Lula e Aécio, a maior parte das manchetes é negativa, quando comparamos PT e PSDB, verificamos outro fenômeno. O PSDB tem muitas matérias neutras, enquanto as matérias sobre o PT tem, em sua maioria absoluta, manchetes negativas.
E isso não acontece só quando comparamos PT e PSDB, não. Se comparamos manchetes negativas entre PMDB e PT, temos outra surpresa: O PMDB, um partido que tem tantas acusações, que está no governo, com tantos ministros investigados, tem menos matérias negativas do que o PT.
Enfim, o Manchetômetro ajuda a identificar e a perceber que a mídia realmente é tendenciosa. Porque os fatos não condizem com essa avalanche de matérias negativas contra o Lula e o PT .
Neste canal, nós vamos continuar usando o Manchetômetro mensalmente para verificar quão tendenciosa a mídia é e o quanto ela continua perseguindo os movimentos sociais, Lula e o Partido dos Trabalhadores.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *