
Foto: Agência Lusa
Pelo menos 13 pessoas morreram e cerca de 100 ficaram feridas no atentado que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) em Barcelona.
Uma van acelerou em zigue-zague por 700 metros aproximadamente e atropelou dezenas de pedestres em Las Ramblas, uma das principais zonas turísticas da cidade, segundo informaram autoridades da Catalunha à imprensa.
O Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado algumas horas depois.
Em comunicado difundido pela Amaq, canal de comunicação oficial do grupo, os terroristas afirmam que “soldados do estado islâmico realizaram a operação”.
Duas pessoas foram presas, suspeitas de terem participado do ataque. Um terceiro suspeito fugiu e foi morto a tiros pela polícia, a dez quilômetros de Barcelona.
Segundo o site de notícias espanhol El Diario, há 15 feridos em estado grave, 23 menos graves e 42 com ferimentos leves.
As forças de segurança isolaram a região, enquanto as equipes de emergência realizam operação de assistência às vítimas.
Si te encuentras un control policial no avises en #RRSS ni publiques su ubicación.
Estamos????para garantizar la seguridad de todos pic.twitter.com/hoNb6ylW1d— Policía Nacional (@policia) March 11, 2017
O Itamaraty informou que até agora não há registro de brasileiros entre as vítimas. O Consulado Geral do Brasil em Barcelona está monitorando a situação.
