Brasil

Secretário de Alckmin manda tirar busto de Lamarca de museu

Pedestal onde estava o busto de Lamarca


Erguido sob um pedestal no Parque Estadual do Rio Turvo, no Vale da Ribeira, o busto do resistente à ditadura militar brasileira Carlos Lamarca estava “plantando o comunismo no coração das crianças”. Esta é a justificativa do secretário estadual do Meio Ambiente de São Paulo, Ricardo Salles, que ordenou demolir a homenagem. Salles também mandou tirar um painel com fotos e informações sobre o guerrilheiro que ficavam no centro de exposição temático do local.
Citados pelo site Direto da Ciência, funcionários do parque relataram que o secretário falou em “proselitismo ao comunismo” e disse sobre uma suposta influencia do “comunismo no coração das crianças”.
A ordem foi dada pelo secretário a Rafael Leonard Campolim de Moraes, responsável pela Gerência do Alto Paranapanema da Fundação Florestal, que abrange o Parque Estadual do Rio Turvo e outras 18 unidades.
O Parque Estadual do Rio Turvo abrange áreas dos municípios de Barra do Turvo, Cajati e Jacupiranga.
A retirada do busto de Lamarca do pedestal foi feita pelos próprios funcionários do parque e pela Prefeitura de Cajati. A peça teria sido levada para São Paulo Registro pela Polícia Ambiental.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo não confirmou se transportou, nem informou o paradeiro do busto de Lamarca.
Carlos Lamarca foi capitão do Exército Brasileiro, mas desertou em 1969 para se tornar um dos líderes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), organização de orientação política marxista de resistência à ditadura.
Condenado pelo Superior Tribunal Militar como traidor e desertor, Lamarca organizou um foco guerrilheiro no Vale do Ribeira e liderou em 1970 o sequestro do embaixador suíço Giovanni Bucher, no Rio de Janeiro, em troca da libertação de 70 presos políticos. Foi morto em uma operação por militares no interior da Bahia em 17 de setembro de 1971.

O busto, antes de ser levado


Salles e o secretário adjunto Antonio Velloso Carneiro são advogados e ajudaram a fundar, em 2007, o Movimento Endireita Brasil. A agremiação foi criada para “corrigir” o que chamou de “demonização da direita no Brasil”, segundo eles mesmo declararam à imprensa na ocasião.
Questionado pela reportagem do Direto da Ciência sobre o fato, o secretário Ricardo Salles, por meio de sua assessoria de imprensa, respondeu confundindo o nome de Lamarca, com o de outro guerrilheiro, Carlos Marighella (1911-1969), do grupo Aliança Libertadora Nacional (ALN).
A resposta de Salles foi a seguinte:
Narrar fatos é uma coisa. Erguer bustos com dinheiro público e em parque público é bem diferente. Mariguela [sic] foi um guerrilheiro, desertor e responsável pela morte de inúmeras pessoas. A presença desse busto no local é inadmissível.
Pouco mais de uma hora após enviar a reposta do secretário, a Secretaria do Meio Ambiente pediu para corrigir o erro com a troca de nomes.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Marcos Azevedo says:

    A estátua é horrível. O querido Carlos Lamarca jamais merecia um monumento tão feio, mas não é justificativa para esse delinquente direitista fazer o que fez!

  2. Avatar

    ignorancia e arrogancia; o secretario nao tem capacidade pra ocupar um cargo publico; mistura ideologia com preservaçao da historia; goste ele ou nao lamarca teve importancia historica na luta contra a ditadura no pais; um pais que despreza a historia compromete o futuro

  3. Avatar
    William Wollinger Brenuvida says:

    O Brasil está repleto de mentes atrofiadas. O secretário paulista de meio ambiente é um exemplo evidente porque mistura suas paixões e (intenções) com a narrativa histórica – e de historicidade. É uma pena que muitas pessoas se sintam incomodadas com o fato de que houve ditadura cívico-militar no Brasil, período violento, uniforme e repleto de obscuridades. Lamarca ousou um Brasil mais justo, e foi morto num contexto onde as forças armadas apoiadas pelos americanos eram muitas vezes superior aos grupos de resistência à repressão.

  4. Avatar
    Mario Lobato da Costa says:

    Aguardamos ansiosamente o diligente secretário trocar as placas e demolir todas as estátuas erguidas em nome dos ditadores assassinos do regime militar.

  5. Avatar

    MAIS UM TUCANO IMBECIL. IDIOTA.
    ANENCÉFALO QUE SOBREVIVEU E GANHOU CARGO DE OUTRO TUCANO IGUAL.
    Desconhece a verdadeira história do brasil e tentar enganar o povo com seu bom bico.
    Mais cedo ou mais tarde, vai ter que voltar ao busto para o lugar e pagar de seu bolso
    as despesas e os estragos.

  6. Avatar
    Roberto Carlos Ramos says:

    É lamentável o que este secretário fez, sou morador da cidade de Cajati, e estou perplexo ele vai ter que tirar da história Tiradentes, Lampião, Nero, Adolf Hitler e por ai vai, passou por cima da câmara dos deputados e chutou a porta da minha cidade e os políticos local ainda ajudou, estamos na democracia ou voltamos para a ditadura? Espero que os demais políticos do nosso Brasil tome uma providencia sobre este caso e devolva o busto.

  7. Avatar

    A ignorância histórica e política do ‘gestor’ endireitador é tanta que ele confunde dois nomes cujos trajetos foram bem diversos, apesar de ambos terem lutado aguerridamente contra uma ditadura e terem sido estraçalhados por ela. Endireita meu caralho, Ricardo Salles.

  8. Avatar

    Perfeita a atitude de retirar o busto (ridículo diga se de passagem) deste marginal comunista de um parque estadual!!!Parabéns Ricardo Salles pelo bom senso demonstrado,esse rato do Lamarca foi responsável pela morte de muitos seja por “justiçamento ou pela causa suja comunista!!!Foi tarde tanto esse busto quanto o safado do Lamarca!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *