Brasil

Com 53% das intenções de voto, Lula venceria em todos os cenários no 2º turno em 2018

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria eleito presidente do Brasil em 2018, caso disputasse o segundo turno com Jair Bolsonaro (PEN-RJ), João Doria (PSDB-SP), Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou com Marina Silva (Rede-AC), de acordo com a pesquisa CUT-Vox Populi.
Contra Jair Bolsonaro (PEN-RJ) ou João Doria (PSDB-SP), Lula tem 53% das intenções de voto. Se os candidatos forem Geraldo Alckmin (PSDB-SP) ou Marina Silva (Rede-AC), Lula venceria com 52% dos votos.
Nesses cenários imaginados pela pesquisa, Bolsonaro teria 17% dos votos. Já Alckmin, Doria e Marina teriam 15% do total de votos, cada um.
Leia mais:
Fernando Morais: Penúltimo prego no caixão da democracia brasileira foi cravado pelo juiz Sergio Moro.
No cenário espontâneo, em que os entrevistados não recebem cartela com nomes e citam em quem pretendem votar, o segundo colocado é Bolsonaro, com 8% das intenções de voto. Marina vem em terceiro, com 2%; e, embolados com apenas 1% dos votos aparecem Moro (sem partido), Ciro Gomes (PDT-CE), Joaquim Barbosa (sem partido), Doria, Fernando Henrique e Alckmin.
Aécio Neves (PSDB-MG) zerou novamente, como havia zerado em junho, após as denúncias de corrupção feitas pela Procuradoria Geral da República.
No cenário em que a intenção de voto foi estimulada com Alckmin, o tucano atinge 6% das intenções de voto e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, e Ciro, 3%.
Na estimulada com Doria, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro manteve os 13%, Marina subiu para 8% e o prefeito de São Paulo empatou com Ciro Gomes, com 4%.
Para Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, vários dados pesquisa podem explicar porque a condenação do juiz Sergio Moro não afetou as intenções de voto no ex-presidente. “Um deles, muito importante, é que, para 42% dos entrevistados, Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Para 32%, Moro provou e, outros, 27% não souberam ou não quiseram responder”.
“O pessimismo dos brasileiros com o momento econômico e político atual e o descrédito no governo Temer, aliados as lembranças de um passado recente de que a vida era melhor nos governos do PT, ajudam a explicar porque as intenções de voto no presidente Lula são as que mais crescem em todos os cenários da pesquisa”, analisa Coimbra.
Segundo o pesquisador, outros dados da pesquisa CUT-Vox, ajudam a entender o cenário. Um deles é o aumento de 49% para 55%, entre junho e julho deste ano, do percentual de entrevistados que apontam Lula como o melhor presidente que o Brasil já teve – o outro nome lembrado é o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), com 15%.
Além disso, 58% dos brasileiros consideram Lula um bom administrador, 65% dizem que ele é trabalhador e 61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos de governos do PT.
A pesquisa CUT/Vox Populi, realizada nos dias 29 e 31 de julho, entrevistou 1999 pessoas com mais de 16 anos, em 118 municípios, em áreas urbanas e rurais de todos os estados e do Distrito Federal, em capitais, regiões metropolitanas e no interior.
A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Sebastião Matos Neto says:

    A herança que os brasileiros não esquecem porque é impossível esquecer. Os golpistas fazem todas as estripulias para levar o povo ao engano. Lulala!

  2. Avatar
    FERNANDO VECCHIO PEREIRA says:

    O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE FOI,; GETÚLIO VARGAS. ÁS PESQUISAS JAMAIS ENTREVISTAM HOMEM OU MULHER COM MAIS DE 60 ANOS. FHC, FOI UM ENGANADOR, QUEM FEZ O PLANO REAL, FOI O PRESIDENTE ITAMAR FRANCO. FHC, APROFUNDOU A MÍSERIA DO POVO BRASILEIRO. FHC É UM ORDINÁRIO ENGANADOR, QUE TEM UM APARTAMENTO EM PARIS QUE VALE 55 MILHÕES EUROS FORA SUAS FAZENDAS, APARTAMENTOS EM SP. E RIO E MAIS ALGUNS DISTRIBUIDOS MUNDO Á FORA!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *