Brasil

Governo diz ter quórum mínimo e Maia quer votar denúncia na quarta

Elaborado pela Agência Câmara de Notícias


A sessão para discutir e votar a denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário da Câmara foi agendada para o dia 2 de agosto. Para que isso aconteça, é preciso de um quórum mínimo de 342 deputados, um terço do total.
Para o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), será possível realizar a votação no dia 2 de agosto, independentemente da vontade da oposição.
“Nosso papel é votar. É muito grave que a Câmara não tome uma decisão, que seja para aprovar ou não, é uma decisão de cada deputado. Mas não votar é manter o país parado no momento que o Brasil vive de recuperação econômica, mas ainda com muitas dificuldades”, declarou Maia.
Cada abstenção contará como voto a favor de Temer.
O deputado defende que a denúncia deve ser votada o quanto antes para o Congresso votar as reformas previdenciária e tributária. “Temos trabalhado na agenda de reformas, nós vamos retomá-la assim que a denúncia for votada”.
Segundo o líder da minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), a oposição pode adotar estratégias diferentes a depender da situação do governo no dia da votação. “Se o governo vem, é um cenário; se não vem, é outro. Vamos ver na hora. Todo mundo está escondendo o jogo, no dia vamos ver qual o timing e analisar qual o melhor momento para nós”, afirmou.
José Guimarães explicou que os parlamentares têm sofrido pressão nas bases e que o governo tem perdido votos, inclusive em razão de uma possível segunda denúncia da Procuradoria-Geral da República.
O quórum de abertura da sessão é de 51 deputados e a Ordem do Dia poderá ser iniciada com o registro de presença de 52 parlamentares.
Iniciada a Ordem do Dia, o relator Abi-Ackel falará por 25 minutos, seguido por Temer ou seu advogado, por mais 25 minutos.
Após falarem 4 oradores, dois contrários e dois favoráveis ao afastamento, poderá ser apresentado requerimento de encerramento de discussão, desde que ao menos 257 deputados tenham registro presença.
Já a votação propriamente dita somente poderá ser iniciada com o registro de presença de 342 deputados.
*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *