Brasil

Ibope: 81% querem que Temer seja investigado por corrupção

Entre os brasileiros, é consenso que o presidente Michel Temer deve ser investigado pelo crime de corrupção passiva. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, 81% são favoráveis à abertura do processo.
O Ibope Inteligência perguntou aos entrevistados: “o senhor ou senhora acredita que os deputados federais devem votar a favor ou contra abertura do processo que torna o presidente Michel Temer réu por crime de corrupção?”

Gráfico elaborado por Ibope Inteligência


O Ibope ouviu mil pessoas por telefone entre os dias 24 e 26 de julho. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, e a margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais:
Governo diz ter quórum mínimo e Maia quer votar denúncia na quarta
Divulgada nesta segunda-feira (31), a pesquisa foi encomendada pela ONG Avaaz. A votação no plenário da Câmara está marcada para esta quarta-feira (2).
De acordo com a pesquisa, os entrevistados mais favoráveis à abertura do processo (89%) são aqueles que têm o ensino médio ou superior (86% e 85%, respectivamente), os que têm renda familiar de mais de 2 a 5 salários mínimos (87%) ou mais de 5 salários mínimos (85%). Além desses, destacam-se os entrevistados da região Sul (87%) e os que residem nas capitais (86%).
Diante da afirmação “Ficarei indignado se os deputados votarem contra a abertura do processo no STF”, 70% concordam, 26% discordam e 4% não sabem ou não respondem.
Sobre a frase “Respeitarei a decisão tomada pelos deputados em relação à abertura do processo contra o presidente Michel Temer”, são 74% os respondentes que concordam com ela, 23% os que discordam e 4% aqueles que não sabem ou não opinam.
Questionados sobre “Acho que a denúncia é correta e o deputado que votar contra a abertura do processo é cúmplice da corrupção”, quase 8 em cada 10 entrevistados (79%) concordam, 18% discordam e 3% não sabem ou não respondem.
Quanto à frase “O deputado que votar contra a abertura do processo não merece ser reeleito em 2018”, 73% concordam, 25% discordam e 2% que não sabem ou preferem não emitir opinião.

Avaaz é uma organização internacional, com sede no Brasil, conhecida por enviar petições on-line por e-mail ou pelas redes sociais para tentar conseguir apoio para causas diversas, como cassação de políticos e causas ambientais.
Leia também:
Volta, Dilma: anulação do impeachment pode ser discutida no Senado
Na causa “Novas eleições já! #Fora Temer“, os criadores da petição escrevem o seguinte: Parlamentares do Congresso e Ministros do TSE: Pedimos aos senhores que escutem a voz do povo e convoquem novas eleições para presidente o quanto antes. Não nos sentimos representados por um presidente que é mencionado nas investigações da Lava Jato e que está inelegível pelos próximos oito anos. Queremos e temos o direito de escolher quem deve liderar nosso país.
A petição tem 501.994 assinaturas e usa o resultado dessa pequisa como argumento. “A bomba caiu! Michel Temer foi gravado apoiando o suborno de Cunha para encobrir seus negócios sujos e corruptos — agora, 81% dos eleitores querem sua investigação!”

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *