Brasil

MST ocupa fazendas de amigo de Temer e da família de ministro da Agricultura

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza uma jornada de protestos pelo Brasil nesta terça-feira (25) para exigir a reforma agrária, a saída do governo de Michel Temer e a convocação de eleições diretas.
Uma das ações foi ocupar a Fazenda Esmeralda, entre Duartina e Lucianópolis, no interior de São Paulo, que pertence à empresa de arquitetura e engenharia Argeplan, da qual é sócio João Batista Lima Filho. Conhecido como Coronel Lima, ele já foi assessor de Temer, de quem é amigo pessoal.
Para a dirigente do MST Mercedes Zuliane, o crescimento político e econômico de Temer e do Coronel Lima aconteceu simultaneamente. “Uma parceria que vai muito além da amizade”.
O presidente e o Coronel Lima se conheceram nos anos 80, quando Temer era secretário de Segurança Pública de São Paulo e Lima trabalhava na Assistência Militar da pasta. A Argeplan sempre foi uma das empresas financiadoras das campanhas de Temer.

Foto: Divulgação MST


Segundo o MST, há 800 pessoas nesta ocupação. Em nota, os militantes “exigem a destinação das terras para assentamento de famílias Sem Terra”.
“O MST também coloca a saída dos golpistas instalados no Planalto e a convocação de eleições diretas como condição para a retomada da Reforma Agrária”.
“Os latifundiários que possuem estas áreas são acusados, no cumprimento de função pública, de atos de corrupção, como lavagem de dinheiro, favorecimento ilícito, estelionato e outros. O MST também se posiciona pelo afastamento imediato de Michel Temer da Presidência, primeiro presidente na História acusado formalmente de corrupção pela Procuradoria Geral da República (PGR), bem como a convocação de eleições diretas para a escolha do próximo a ocupar a cadeira tirada de Dilma”, afirma o MST.
No Mato Grosso, o MST ocupou uma fazenda que é propriedade da empresa Amaggi, da família do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A fazenda fica às margens da BR-163, em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá.
O MST também ocupou fazendas do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, no sul do Rio de Janeiro; e do senador Ciro Nogueira (PP-PI), na Região Metropolitana de Teresina.

O movimento informou que as manifestações acontecem no Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.
Base de Alcântara

Foto: Divulgação MST


Cerca de 400 manifestantes de diversos movimentos, entre eles o MST, bloqueiam os acessos do Centro de Lançamento de Alcântara no Maranhão.
O ministro da Defesa, Raul Julgmann anunciou uma parceria com os Estados Unidos que pode aumentar a atuação do Centro de Lançamento.
“Política de entreguismo do governo ilegítimo de Michel Temer, que ao aprofundar o golpe, vem também aprofundando privatizações e outras ações que ferem a soberania nacional”, dizem os manifestantes.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Provavelmente, sairão de todas elas debaixo de borrachada. Certamente, armarão berreiro de “coitadinhos”. Sem sombra de dúvida, são arruaceiros a soldo, já que a quantidade de mascarados nas fotos evidencia ausência de convicção e abundância de armação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *