Brasil

Governo quer Programa de Desligamento Voluntário para servidores públicos

Com objetivo de cortar gastos, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão está preparando uma proposta para um Programa de Desligamento Voluntário (PDV) de funcionários públicos federais.
Depois de uma reunião com investidores, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, declarou que a expectativa do PDV é de que 5 mil servidores sejam desligados. “Vamos ver se é viável, se haverá essa adesão”, disse. “É um processo onde o funcionário aceita ou pede exoneração dentro de uma estrutura combinada em relação à saída dele”, afirmou.
A proposta é oferecer uma indenização correspondente a 125% da remuneração do servidor na data de desligamento, multiplicada pelo número de anos de efetivo exercício. O governo alega que a medida pode gerar uma economia R$ 1 bilhão ao ano.
O plano do governo é oferecer também a possibilidade de reduzir a jornada de trabalho, com diminuição dos salários.
Segundo o ministério, a proposta prevê também que os servidores efetivos poderão optar por reduzir a jornada de 8 horas diárias e 40 semanais para 6 ou 4 horas diárias e 30 ou 20 horas semanais, respectivamente, com remuneração proporcional, calculada sobre o total da remuneração.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    mandosBrasil. QUEM NAO TEM RESPEITO TEM Q históricos no Está passando da hora de agirmos contra os desUE TER MEDO. says:

    Está passando da hora de agirmos contra os desmandos históricos no Basil.
    QUEM NÃO TEM RESPEITO, TEM QUE TER MEDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *