Brasil

Ministro da Justiça quer mais oficiais dos EUA treinando a polícia brasileira

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, declarou que propôs ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos uma expansão do programa de treinamento de agentes e delegados da Polícia Federal com oficiais norte-americanos.
Segundo o ministro, a proposta seria aumentar o intercâmbio que já existe. “O que eu propus e que foi muito bem aceito é que, em vez de mandarmos dois ou três brasileiros aqui, eles poderiam mandar ao Brasil seus instrutores, para que, lá, treinem 20, 30 ou 40 brasileiros”.
O treinamento não seria apenas para agentes da Polícia Federal, mas também da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Penitenciário, além de agentes de secretarias de Segurança Pública de alguns estados, de acordo com a Agência Brasil.
Torquato Jardim está em viagem oficial aos Estados Unidos. Em Washington, reuniu-se com integrantes do Departamento de Estado norte-americano e com o secretário de Justiça dos Estados Unidos, Jeff Sessions.
Com a justificativa de combater o tráfico de drogas, o ministro firmou um acordo de cooperação para o rastreamento de armas roubadas que entram no Brasil, com o diretor da Agência de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos dos EUA.
“O narcotráfico tem feito entrar no Brasil armas muito poderosas que estão nas mãos do narcotraficante brasileiro no Rio, São Paulo e em outras cidades, então é importante nós contarmos com assistência técnica de rastreamento por satélite, inteligência, informação, tudo mais utilizado pela equipe americana”, declarou.
Nesta sexta-feira (21), o ministro tem encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro.
Depois do encontro na OEA, Torquato Jardim vai a Nova York para participar de uma reunião na Organização das Nações Unidas sobre refugiados.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Letícia martelle says:

    Excelente idéia.
    Depois que a Colômbia aceitou apoio e ajuda dos USA ,hoje a Colômbia é um dos países mais seguros da América Latina.

  2. Avatar
    Fabiano França says:

    Sério? Se precisa mesmo gastar dinheiro com isso e pagar os EUA? Por que não a polícia britânica que anda desarmada nas Ruas? Ou a japonesa?
    Adoramos ser papagaios dos EUA. E eles dominam e conhecem de cor todas as nossas ações de controle… não é?

  3. Avatar

    Esse ministro devia se lembrar que Torquato é Torquato e tô de quatro, pra americano lá do Império, não é trocadilho de mau gosto.
    Chamem Lula, Celso Amorim e Aragão, urgente. Tamo fu. Rusaro Bento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *