Brasil

"Aquilo não podia estar acontecendo", diz Janot sobre a 1ª vez que ouviu gravação de Joesley

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, descreveu a primeira vez em que escutou a conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário da JBS Joesley Batista, gravada para negociar um acordo de delação premiada. Pensei que “era mentira e que aquilo não podia estar acontecendo”.
“Depois de três anos e meio de Lava Jato, com todos os números alcançados, era inacreditável que a prática de crime continuasse de maneira aberta”, disse, segundo a Agência Brasil.
Leia mais:
Oposição atribui vitória de Temer a troca de cadeiras na CCJ da Câmara
“Aí nos foram apresentadas partes de uma gravação em que se comprovava envolvimento desses altos dignitários da República. Foi a primeira colaboração para cessar prática delituosa e não delitos acontecidos no passado. E delitos gravíssimos”, afirmou o procurador nesta segunda-feira (17), em uma palestra em Washington.
Janot defendeu a imunidade concedida a Joesley Batista como necessária para que o acordo de delação premiada fosse feito, e disse acreditar que a mesma garantia dada pelo Ministério Público Federal (MPF) também teria sido dada nos Estados Unidos, caso houvesse uma investigação semelhante. No acordo com o MPF, está previsto que Joesley não será preso e poderá morar fora do Brasil.
O procurador disse que faria o acordo novamente se fossem apresentadas as mesmas condições. E defendeu a ação controlada (o empresário gravou conversa com o presidente com aval e orientação do MPF). “Antes de elaborado o acordo, esses criminosos concordaram em participar de outro meio de obtenção de prova que é previsto na lei, que é a ação controlada”, afirmou.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Regina Maria de Souza says:

    Sr. Janót, o MPF chegou à maior empresa financiadora do propinoduto, por que não prende os responsáveis? Quem maior que eles o sr. pretende pegar? Ou então admita: o sr. quer pegar os corrompidos, não os corruptores Em minha vida de servidora pública, pregava o contrário: pegar os corruptores.
    Será que os corrompidos não serão a casta política? É essa que o MPF pretende extirpar, em associação com a justiça norte-americana? Diga também que o sr. Joesley veio ao Brasil com salvo-conduto, agora que é cidadão americano. O MPF não pode por as mãos nele. Ele está aqui para fazer terra arrasada entre nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *