Brasil

Defesa de Lula apresenta primeiro recurso a Moro

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreram da decisão do juiz federal Sérgio Moro de condená-lo a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
O objetivo é “esclarecer omissões e contradições presentes na sentença”, informaram por meio de nota publicada no site de Lula.
Leia mais:
O trauma que assusta Moro tem nome: pesquisas eleitorais 2018

No documento, a defesa critica a ausência de imparcialidade de Moro ao julgar o caso, argumentando que a sentença proferida não considerou elementos que provam a inocência de Lula. Clique aqui para acessar.
“Mais descabido, ainda, é o julgador, ao mesmo tempo em que ignora os testemunhos alinhados com a tese defensiva, considerar somente as declarações que convergem com a hipótese acusatória, estas oriundas, obviamente, de delatores e de aspirantes a delatores, como é o caso do corréu Léo Pinheiro (lembre-se, por relevante, que Léo Pinheiro, como corréu, depôs sem a obrigação da verdade e, ainda, durante a negociação de um acordo de delação premiada, como foi esclarecido por sua Defesa). Tal posição, mais uma vez, denota o comprometimento do juízo como castelo teórico construído pela Força-Tarefa “Lava Jato” em relação ao ex-presidente Lula”, escreveram.
No tópico referente às omissões de fatos relacionados à transferência do imóvel no Guarujá, a defesa afirma que Moro quis transformar em ‘prova’ o fato de a OAS Empreendimentos não ter tomado qualquer medida para que Lula e a ex-primeira dama, Marisa Letícia, formalizassem a compra do apartamento, desistissem do negócio ou retomassem o pagamento das parcelas.
“Ora, mais uma vez o juízo despreza todo o arcabouço probatório e confere uma interpretação absolutamente descabida aos fatos. A Bancoop não tinha ação para tomar contra D. Marisa. A falecida esposa do e x-p residente Lula tinha um crédito, não uma dívida. Tampouco a OAS Empreendimentos tinha algo a fazer contra D. Marisa. Não havia contrato para obrigar D. Marisa a fazer qualquer pagamento!”, consta no texto.
Reforçando o argumento de que há “prova cabal” da inocência de Lula, a defesa alega também que a OAS “sempre exerceu faculdades de proprietária do imóvel”. Da mesma forma, o documento aponta que, de acordo com as “provas testemunhais”, o ex-presidente “jamais teve a posse do referido triplex”.
“Mais uma vez: se a proprietária não transferiu a unidade 164-A para o ex-presidente Lula, tendo inclusive cedido os direitos creditórios sobre a venda do referido imóvel a um fundo administrado pela Caixa Econômica Federal; se o ex-presidente Lula não exercia as faculdades de proprietário ou o corpus intrínseco ao possuidor do bem, qual a vantagem indevida obtida, apta a configurar os crimes de corrupção e lavagem? Nenhuma!”.
Depois do julgamento desses embargos de declaração, a defesa irá impugnar a sentença por meio de recurso de apelação, dirigido ao Tribunal Regional Federal da 4ª. Região.
Leia também:
“Temos provas irrefutáveis da inocência dele”, diz advogada de Lula à BBC

Lula em Diadema
Lula participou neste sábado (15) da posse de Adi dos Santos Lima na direção do PT da cidade.”Eu quero saber como estão os coxinhas agora com o Michel Temer governando o país. Cadê as panelas deles, acabaram?”, questionou.
Para o ex-presidente, se a condenação não acontecesse, o golpe não faria sentido. “O golpe não fecha se eu não for condenado”, disse Lula, que afirma estar tranquilo por saber que “a única prova daquele processo é a prova da minha inocência. Tenho a consciência tranquila por saber que nenhum daqueles que estão me processando, é mais honesto do que eu”.
“Nunca acreditei que ele fosse me absolver. Eles não estão julgando o Lula, estão julgando o nosso governo e as coisas boas que fizemos nesse país. Eles me condenaram porque estão subordinados a prestar contas com a imprensa”, afirmou.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Stella Pacheco Pimenta says:

    Para mim, Sérgio Moro é um caso de Perversão Narcísica. A perversão narcísica insere-se no grupo de psicopatologias de perseguição. O pervertido narcísico tem como objetivo humilhar e destruir o outro em prol da valorização do seu status pessoal ou social, de suas crenças pessoais, etc.
    Sérgio Moro JAMAIS admitirá a inocência de Lula, por mais provas robustas e argumentos sólidos e consistentes que seus advogados (excelentes, diga-se de passagem) articulem em seu favor.
    Li ontem um posto de Wadih Damous atribuindo a esse magistrado o transtorno de personalidade “Narcisismo Paranóico”. Não acredito. Penso que é caso de pura perversão, perversão narcísica.
    Stella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *