Brasil

“Geddel vai às compras”, um vídeo pedagógico para os dias atuais

Em alguma das muitas caixas de vídeos, papéis e documentos transportados há semanas para a Casa de Mariana jaz uma divertidíssima fita de vídeo, cujo conteúdo pode ter enorme efeito pedagógico neste momento em que o ex-ministro Geddel Vieira Lima encontra-se recolhido ao Centro de Detenção Provisória da Papuda.

Foto: Gilberto Júnior/BNews


Trata-se do documentário “Geddel vai às compras”, mandado produzir no começo de 2001 pelo senador Antonio Carlos Magalhães, à época presidente do Senado. Ao longo de três capítulos (“Geddel vai às compras”, “As primeiras gatunagens de Geddel” e “O Agatunado”), o documentário patrocinado por ACM relaciona a fortuna acumulada por Geddel e família sob a forma de fazendas no interior do Estado e imóveis nos bairros mais caros de Salvador. Com base em certidões do TRE da Bahia, a fita revela que entre 1994 e 1998 o patrimônio de Geddel aumentou 364%.
Um dos capítulos mostra documentos da auditoria do extinto Banco do Estado da Bahia que acusara Geddel de utilizar “laranjas” para desviar R$1 milhão da corretora do banco. O fato, de acordo com a fita, teria resultado na demissão de seu “único emprego”.
Ao exibir “Geddel vai às Compras” para os jornalistas, Antonio Carlos Magalhães afirmou que o único pecado de seu falecido filho, Luís Eduardo Magalhães, fora salvar da guilhotina o pescoço de Geddel na Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou desvio de verbas públicas no Orçamento da União – a chamada “CPI dos Anões do Orçamento“. Segundo o vídeo, a lama que envolvia Geddel respingava na barra do visom de dois outros chefões do PMDB, o paraense Jáder Barbalho (pai do atual ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho) e o gaúcho Eliseu Padilha, então ministro dos Transportes de FHC e hoje chefe da Casa Civil do Postiço. No filme os três são apresentados como membros de uma quadrilha formada para praticar atos de corrupção.
(Quem leu as memórias de Fernando Henrique Cardoso – os “Diários da Presidência” – haverá de se lembrar que a fuzilaria de ACM contra o estado maior peemedebista deixava FHC absolutamente em cólicas.)
Estamos envidando todos os esforços, como dizem os deputados, para desentranhar o vídeo “Geddel vai às Compras” da montanha de caixas que foram para a Casa de Mariana. O velho Tatarana Lagarta de Fogo prometeu que em um par de dias ele localiza a fita. Se isso de fato ocorrer, exibi-la-emos ao povo do Nocaute tão logo esteja disponível.
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Culpo toda essa desgraça tupiniquim ao judiciário podre que esse país possui. Se aplicassem a lei da forma como ela é, dentro do prazo devido, não veríamos toda essa sujeira não só no governo federal, mas nos Estados e municípios.
    O judiciário, desde suas baixas instâncias até o vergonhoso, parcial e patético STF virou o câncer na sociedade brasileira. Mesmo a mídia teria que se comportar caso houvesse a aplicação da lei. Para mim não há qualquer dúvida de que altos magistrados estão envolvidos nessa farsa que levou ao impeachment da presidenta Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *