Brasil

Datafolha: Cresce o apoio a ideias de esquerda no Brasil

A população no Brasil está se identificando mais com as ideias de esquerda, ultrapassando o crescimento do apoio às ideias conservadoras. É o que indica a pesquisa Datafolha, divulgada pela Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (3/7).
A pesquisa não questiona sobre partidos políticos, mas trabalha com perguntas que possam demarcar diferenças esquerda e direita, tanto em aspectos econômicos como comportamentais. Assim, agrupa os eleitores de acordo com cinco posições na escala ideológica: esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita e direita. As questões são, por exemplo, sobre percepção em relação à desigualdade, aos reflexo da crise econômica e ao desemprego.
Leia mais:
Congresso quer votar reforma política até setembro
O último levantamento sobre identificação ideológica havia sido feito em setembro de 2014. Segundo a edição mais recente, 77% das pessoas acreditam que a pobreza está relacionada à falta de oportunidades iguais para todos, enquanto, em 2014, este número era 58%. O número dos que acreditam que pobreza é resultado de preguiça para trabalhar diminuiu de 37% para 21%.
A rejeição à pena de morte subiu de 52% para 55%, a tolerância aos homossexuais cresceu de 64% para 74% e a aceitação de migrantes pobres passou de 63% para 70%.
O Datafolha realizou 2.771 entrevistas entre os dias 21 e 23 de junho de 2017.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *