Brasil

Eleições 2018: Lula lidera em todos os cenários. Marina e Bolsonaro empatam em 2º

Com 29% a 30%, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em primeiro lugar em todos os cenários da pesquisa de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018, realizada pelo Instituto Datafolha, do Grupo Folha.
Nem o nome do presidente Michel Temer (PMDB), nem de Aécio Neves (PSDB) foram incluídos pelo Datafolha na sondagem.

Militante do PT em congresso do partido em Brasília (Foto: Lula Marques/AGPT)


Considerando o cenário em que o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é o presidenciável de seu partido, Lula lidera e, no segundo lugar, estão empatados Marina Silva (Rede), com 15%, e Jair Bolsonaro (PSC), 16%. Em quarto lugar aparece Alckmin, 8%, seguido de Ciro Gomes (PDT), 5%. Com 2% estão Luciana Genro (PSOL), o senador Ronaldo Caiado (DEM) e Eduardo Jorge (PV).
No cenário em que o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), é o candidato dos tucanos, Lula mantém a liderança de 30%, Marina e Bolsonaro disputam o segundo e terceiro lugar com 15%. Em quarto está Doria, com 10%.
Datafolha simulou também um cenário em que o juiz Sergio Moro (sem partido) é candidato.
Se houvesse segundo turno, Lula ganharia de Bolsonaro, de Alckmin e de Doria. Lula empataria com Marina e com Moro. Lula tem 29% e Moro, 14%.
Marina venceria Bolsonaro e Ciro, mas empataria com Alckmin e com Doria.
Leia mais:
Queda livre: governo Temer tem aprovação de 7%, segundo Datafolha
Se incluída a candidatura de Joaquim Barbosa, seu nome aparece disputado a quarta posição com Doria e com Alckmin.
Se Lula não participasse da disputa e o candidato do seu partido fosse o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), Marina teria 22%, Bolsonaro, 16%, Joaquim Barbosa, 12%, Luciana Genro, 4% e Haddad, 3%, estariam tecnicamente empatados, disputado o quarto lugar.
Rejeição
Lula é conhecido por 99%, Alckmin por 87% e Bolsonaro por 63%. As taxas de rejeição de cada um deles, respectivamente, é 46%, 34% e 30%.
Moro é conhecido por 79%, tem rejeição de 22%. Doria é conhecido por 59% e rejeitado por 20%.
Divulgada pela Folha de S.Paulo, a pesquisa foi feita entre os dias 21 e 23 de junho de 2017, com 2.771 entrevistado em 194 cidades.
 
 
 
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *