Brasil

Governo federal anuncia fim da Farmácia Popular

O governo de Michel Temer informou que pretende acabar com o programa Farmácia Popular até o fim de 2017. Desde janeiro, foram fechadas 111 das 533 unidades, segundo o Ministério da Saúde.
O programa Farmácia Popular completa 13 anos nesta quarta-feira (7/6). Por meio dele, são oferecidos 125 medicamentos gratuitamente ou com desconto de 90% nos preços em sua rede própria de farmácias.
Dois anos depois do lançamento do programa, foi criado o “Aqui Tem Farmácia Popular”, disponibilizando medicamentos também em redes privadas conveniadas. De acordo com dados oficiais, estima-se que 43 milhões de brasileiros tenham sido beneficiados ao longo desses 13 anos.
Em sua justificativa, o governo federal alega fechar as farmácias para cortar gastos com as estruturas próprias. O Ministério trata o caso como “nova forma de repasse”, e informa que destinará o orçamento apenas aos medicamentos, priorizando as redes conveniadas.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, a rede conveniada oferece 42 produtos, sendo 25 gratuitos pelo programa, enquanto as farmácias populares possuem 125 tipos de medicamentos.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    A bem da verdade, a distribuição de remédios grátis ou a preços altamente subsidiados NÃO vai acabar. O que o Ministério da Saúde anunciou é que os recursos que iam para a Rede Própria do Farmácia Popular irão para estados e municípios fazerem a compra direta de medicamentos. O Aqui Tem Farmácia Popular continuará nas farmácias privadas. O fundamental é garantir que as unidades privadas que herdarão o sistema da rede pública tenham representação nos bairros menos favorecidos, para que eles tenham acesso fácil aos medicamentos segundo,recomendação do Conselho Nacional de Medicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *