Brasil

Quem matou o delegado que abriu inquérito sobre morte de Teori Zavaski?

Foi assassinado Adriano Antonio Soares, delegado designado pela Polícia Federal para investigar o acidente de avião que matou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki. O crime aconteceu na madrugada desta quarta-feira (31/5).
Adriano Antonio Soares, 47 anos, estava com Elias Escobar, 60, que também era delegado. Os dois foram mortos a tiros depois de um desentendimento em um bar em Florianópolis (SC), segundo reportagem do jornal Zero Hora
O suspeito de atirar nos dois delegados é um comerciante local. Ele também foi baleado, mas não morreu e está internado. O caso está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios da Polícia Civil, com apoio da Polícia Federal.
De acordo com informações da Polícia Militar divulgadas à imprensa, a ocorrência foi registrada 2h da madrugada.
Adriano era o chefe da Polícia Federal em Angra dos Reis desde 2009 e era delegado da PF desde 1999. Elias chefiou a PF em Niterói e em Volta Redonda, investigando o envolvimento de policiais civis com o tráfico de drogas e ação de milícias.
Os dois viajaram a Florianópolis para participar de um curso. Estavam em uma casa noturna do bairro Estreito quando aconteceu o tiroteio, mas não estavam trabalhando.

Ministros Ricardo Lewandowski e Teori Zavascki (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)


Zavascki, 68 anos, morreu em 19 de janeiro de 2017. O ministro era relator do processo da Lava Jato no STF e ia retirar o sigilo de 900 depoimentos. Ia também homologar as 77 delações da Odebrecht.
Investigado desde 20 de janeiro, o acidente aconteceu em Paraty (RJ). Havia outras quatro pessoas junto do ministro.
Para a investigação, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) analisa o áudio registrado pelo gravador de voz da cabine do piloto, que fica na caixa-preta, o GPS e os destroços do avião.
Não há prazo para concluir a investigação. O objetivo é apurar se houve algum tipo de sabotagem ou se foi, de fato, um acidente.
Em sua página pessoal no Facebook, o filho de Teori, Francisco Prehn Zavascki, escreveu que a família sofria ameaças. A publicação é de maio de 2016:

Em nota a imprensa, PF informou que o delegado assassinado apenas abriu o inquérito sobre a morte de Teori.
Leia a íntegra da nota abaixo:
“A Polícia Federal lamenta a morte de dois delegados, ocorrida na madrugada de hoje (31/05) em Florianópolis/SC. Os dois atuavam em Angra dos Reis e Niterói, respectivamente, e estavam na cidade participando de uma capacitação interna.
O falecimento dos policiais decorreu de uma troca de tiros em um estabelecimento na capital catarinense.
Neste momento de imensa tristeza, a Polícia Federal expressa suas condolências e solidariedade aos familiares e amigos enlutados.
Sobre informações que relacionam um dos policiais mortos à investigação do acidente aéreo que vitimou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, a PF esclarece que o inquérito que apura o caso encontra-se em Brasília/DF, presidido por outro delegado, e apenas foi registrado em Angra dos Reis, local do fato.
Divisão de Comunicação Social
Polícia Federal”
 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Luiz Manoel Navarro says:

    É evidente que a suspeita sobre a morte do Ministro Teory Zavaski, está incutida no espirito de todo brasileiro, e mais suspeita se torna a morte do Ministro quando um Senador da Republica previu tal acontecimento. Se eu fosse o investigador da morte do Ministro eu começaria as investigações, pela previsão fatídica tão eficiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *