Brasil

Boulos (MTST) e João Paulo (MST) somam sua vozes e exigem Diretas Já!


 
Guilherme Boulos
O que aconteceu, as denúncias, isso nāo era segredo para ninguém. Que o golpe foi comprado, que o silêncio foi comprado, que tinha corrupção e negociata em todo esse processo, só nāo sabia quem nāo queria saber.
O fato é que, depois de ontem, tem prova de que Michel Temer está envolvido em envolvido em um escândalo de silêncio do Eduardo Cunha. Ou seja: um governo que já nāo tinha nenhuma legitimidade agora perde a condição política de governar. E essa é a situação que se estabeleceu desde que as denúncias apareceram.
Mais do que isso, o Temer tem que cair. Se vai ser por renúncia, se vai ser pelo TSE, este governo nāo ter a menor condição de se sustentar. Na prática, já nāo existe. A questão que se coloca agora no país é o que vem depois.
Certamente o projeto da Globo, de alguns setores da elite econômica é construir uma alternativa por eleição indireta. Mais uma vez, tirar o povo a possibilidade de decidir o futuro do país e quem vai governar o Brasil. Isso é inadmissível.
Nāo podemos aceitar eleição indireta. Seja porque há um Parlamento completamente desmoralizado, sem autoridade diante do povo brasileiro para definir isso, que nāo tem condições para definir o futuro do país. Quanto porque também, ao que parece, vão querer envolver Carmen Lúcia, soluções do Judiciário, que seriam igualmente ilegítimas.
A tentativa de dar uma limpeza no golpe, colocar alguém que supostamente combate a corrupção, é também inaceitável e nāo tem legitimidade. A única saída para esta crise é recorrer à soberania do voto popular.
É com eleições diretas imediatamente para que o povo possa decidir quem vai governar o Brasil e que projeto vai governar o Brasil. As eleições diretas devem significar, nāo tenho a menor d/vida, o rechaço completo deste programa antipopular de reformas que já é rejeitado pela enorme maioria do povo brasileiro. É isso que está em jogo neste momento.
O governo Temer tem que acabar. Temos que tomar as ruas de todo o país para garantir uma saída com direitas já e barras essas reforças absurdas e antipopulares.

João Paulo Rodrigues
É extremamente importante que todo o conjunto da classe trabalhadora, que os movimentos do campo e da cidade, foquem na palavra de ordem Fora Temer e em pedir eleições diretas já!
Nós não podemos, em momento algum, vacilar sobre essa centralidade da luta política. É importante para retomar a democracia que nós tenhamos eleições gerais, e que sejam eleições diretas, sem atalhos no Congresso Nacional.
É uma tentativa de golpe dentro do golpe, para reafirmar e manter a política golpista das reformas, em especial a previdenciária e a trabalhista.
O grande esforço que os trabalhadores precisam fazer agora é, primeiro, barrar essas reformas. Só é possível fazer mudança na atual conjuntura se tivermos um governo legítimo, com o voto. O que está em jogo, neste momento, para a democracia, é poder escolher o próximo presidente.
E, diante disso, estamos em mobilização. Durante os próximos dias, em especial, no domingo (21/5), todos os movimentos sociais vão para as ruas para que nós possamos defender essa palavra de ordem, que é unitária.
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *