Brasil

Lindbergh Farias: as coisas estão virando


 
Pessoal, eu conversei com o Fernando Morais hoje pela manhã e falei pra ele o quanto eu estava emocionado por ter participado dessa inauguração popular da transposição do São Francisco, nas palavras do governador Ricardo Coutinho: no território livre da Paraíba. Eu não sei se eu já participei de uma manifestação tão bonita na minha vida, eu já vi tanta coisa. Foi muito bonito, muito emocionante o encontro do povo com o Lula. Você sabe que em todos esses lugares que a gente passava me impressionou muito o caráter espontâneo. As pessoas saindo, indo às ruas, acenando. Tinha regiões que você via que tinha fazendas, as pessoas saíam lá de dentro. Todo mundo na pista, acenando, emocionados gritando Lula, Lula.
 
Tem toda a história do Lula com o Nordeste, mas tem também a questão dessa obra. Porque as pessoas as vezes esquecem, mas antes do governo do Lula nós tínhamos secas aqui dramáticas, saques, migração expressiva pro Sudeste. Aqui você sabe quem primeiro falou em transposição foi D. Pedro II em 1847. Mas teve uma seca que foi chamada a Grande Seca em 1877, que morreram quinhentos mil nordestinos. D. Pedro II disse que ia vender as joias da Coroa. Só que não vendeu joias da coroa e nenhum outro presidente de lá pra cá teve a coragem, a visão de um estadista como o presidente Lula de fazer essa obra.
 
Sabe quem fez essa obra? Aquele que foi expulso do Nordeste com sua família pela seca. Que foi pra São Paulo como retirante nordestino. Só alguém com essa vivência que podia ter essa coragem, essa determinação e a importância disso pro povo. Eu estou convencido: o Nordeste brasileiro vai ser outro com essa transposição do rio São Francisco. Agora está tendo uma seca de cinco anos. Dessa vez não está havendo saques e nem está havendo migração. Porque tem política social, tem o Bolsa Família, tem a Previdência Rural que tem um papel fundamental pro Nordeste brasileiro e o Temer quer acabar. Tem a política de cisternas. Agora, com a transposição isso aqui vai ser modificado. Vai abrir um campo enorme para agricultura e para vários outros caminhos de desenvolvimento do Nordeste brasileiro.
 
Agora pessoal, vocês precisavam ver o carinho, a emoção daquele povo com o Lula. O povo desse Cariri, o sertanejo que foi lá. É impressionante o que o Lula significa. Eu saio daqui de alma lavada. A gente sofreu muito com todo esse processo do golpe contra a presidenta Dilma, contra a democracia brasileira. E eu acho que as coisas estão virando. Dia quinze teve aquelas paralizações fantásticas. Estamos acumulando para uma greve geral no futuro. E agora esse evento aqui, mas eu devo dizer às pessoas que lutam pela democracia no Brasil que hoje a gente acumulou força. Agora a gente tem que se preparar para o próximo embate: ir no próximo dia 03 de maio em peso a Curitiba. Todo o Brasil!
 
As pessoas que defendem a verdadeira democracia desse país não podem aceitar esse golpe continuado. O golpe não foi só afastar a Dilma. Agora eles não querem aceitar que o candidato que lidera todas as pesquisas, que representa um povo trabalhador, seja candidato. Que democracia é essa? Estão perseguindo o Lula sem um motivo, sem um fato. Estão desmoralizados, não existe uma acusação com provas contra o Lula. Só há convicção por parte deles. Então, sinceramente, eu tenho dito é o enterro definitivo da democracia brasileira. E nós não podemos aceitar, e é hora da gente mostrar pra esses na frente do juiz Sérgio Moro e fazer um grande ato dos brasileiros que defendem a democracia.
 
Dizer: não pode haver democracia se vocês querem impedir o candidato que lidera as pesquisas de ser candidato. Então, eu quero acumular forças desse movimento aqui para iniciar uma grande mobilização pro próximo dia 03 de maio. E obrigada minha Paraíba. Território livre, território livre da Paraíba como novamente digo falou o governador Ricardo Coutinho. Pela lição que vocês deram, mostrar o quão politizados é o povo do Nordeste. Ao contrário daqueles que dizem: povo nordestino é ignorância, é em cima do Bolsa Família. Coisa nenhuma, o povo nordestino sabe. Sofreu por muito tempo porque havia quem ganhava muito dinheiro com a indústria da seca. Aqui os coronéis ganhavam em cima disso. Aprisionavam nosso povo.
 
E é esse povo liberto que está conquistando cada vez mais espaço. Que foi ontem reconhecer, mostrar seu carinho e abraçar esse que foi o maior presidente nosso de toda a história do nosso país: Luiz Inácio Lula da Silva. Tenho certeza que ele uma hora dessa está com a alma lavada. Porque tem sido difícil pra ele, o que ele viveu, a perseguição a sua família, a morte de D. Marisa. Vi a cara dele ontem, o Lula é um personagem que se alimenta da força do povo. Olha eu encerro dizendo isso, estou voltando pra Brasília. Ainda estou na minha Paraíba porque eu vim em Campina Grande e estou voltando pra João Pessoa. Mas eu estou indo pra Brasília com esse sentimento, energizado nessa força. Na força do povo que eu vi aqui, junto com nosso presidente Lula e com a nossa presidenta Dilma.
 

17359041_1602693216414609_6076605851058575246_o

foto: Ricardo Stuckert


 
17407863_1603406029676661_180309045_o

foto: Ricardo Stuckert


 
Captura de Tela 2017-03-20 às 21.40.37

Jararaca, Chico César, Ricardo e Dilminha.


 
Captura de Tela 2017-03-20 às 21.41.21

foto: Ricardo Stuckert


 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Regina Célia Simões says:

    O povo nordestino mostrou a sua gratidão a esse grande estadista, ora considerado o nosso Redentor! Eu estive lá e posso testemunhar quão emocionante foi ver a multidão ovacionando o nosso eterno Presidente, um retirante forçado a deixar a sua terra natal por iniciativa de D. Lindu, sua mãe, que se negou a ver os seus filhos perecerem da “sede e da fome feroz”, como disse o nosso grande poeta PATATIVA DO ASSARÉ, na sua composição “A TRISTE PARTIDA”, que retrata tão bem a chaga social da seca e o sofrimento do nosso Nordeste.
    Fiz questão de sair do Recife, em comboio com companheiros idealistas, para ver realizar-se o grande sonho da minha gente e também como um preito em homenagem ao meu saudoso pai, que dedicou sua vida a ajudar os retirantes da seca que emigravam do Sertão para os grandes centros urbanos, dando-lhes moradia e pão através da SOCIEDADE VICENTINA SÃO VICENTE DE PAULA, em Caruaru/PE, onde atuava como secretário executivo da entidade.
    Uma cena que presenciei e que me marcou muito, em Monteiro/PB, foi ver um velhinho já bem enrugado, acompanhado de um garotinho que parecia ser seu neto e que me chamou a atenção por estar murmurando palavras inaudíveis, com os olhos marejados e parecendo em oração. Nesse momento ouviu-se alguém anunciar “LULA E DILMA CHEGARAM!”. Foi então que ele e o garoto, num gesto mudo, tiraram os seus chapéus de couro e abaixaram a cabeça, respeitosamente. Aquilo me comoveu demais e também não consegui segurar as minhas lágrimas. OBRIGADA, PRESIDENTE LULA! OBRIGADA, PRESIDENTA DILMA!!!

  2. Avatar

    Boa. Eu realmente achei a coisa mais linda, mesmo. De lavar a alma. Há de ser celebrado este grande encontro. Mas… como eu tenho aprendido a ser impulsionado pela continua, das táticas de mobilização que vem da observação realista dos fatos e ser pessimista o suficiente com os fatos para não ter qualquer ilusão e sim esperança na luta, digo: as coisa ainda NÃO ESTÃO VIRANDO NÃO… ESTÃO BEM RUINS MESMO E PIORANDO… Reconheço que quando vivemos encontros públicos, tão vibrantes e pulsantes, saímos cheios de motivação. Mas… ainda há aquele colegiado eleitoral aqui pelo sudeste… aquele com mais 30 milhoes de pessoas – e que é o mais reacionário e conservador do país – o estado de São Paulo. Por tanto, vai virar, mas ainda não está virando.

  3. Avatar

    Os golpistas precisam entender que hoje contamos com a força das redes sociais… um alerta!! Se não for Lula será Bolsonaro, quem será o escolhido pelas redes golpistas, em?? A casa grande está sem representante…Ou será que vão colocar na fita o juiz super-star? Parabéns a todos que sempre acreditaram e não abandonaram nosso grande líder.

  4. Avatar
    Francilene Muniz says:

    Não tive à oportunidade de está lá em Monteiro, mas acompanhei tudo pelas redes sociais.
    Foi lindo demais.
    Lula é à nossa esperança.
    Que Deus o proteja!

  5. Avatar
    edson figueiredo says:

    Lula é a esperança do povo para reverter o desastre provocado pelo golpe, mas o juiz fascista de Curitiba não descansa em sua perseguição desenfreada ao maior líder popular do Brasil. Penso que deveríamos ser mais contundentes, denunciando as ações do Sérgio Moro, mostrando ao povo a sua parcialidade, sua perseguição aos líderes petistas e de esquerda, como o Zé Dirceu, condenado sem provas e mofando na prisão, enquanto uma quadrilha destrói o País. O Sérgio é partidário, parcial, agride permanentemente à Constituição e as leis processuais. Como aceitar a sentença de gaveta de um canalha desses, como não reagir, fechar estradas, ocupar empresas, paralisar universidades, o comércio, enfim. Porque esperar por recurso é perda de tempo. Sérgio Moro já foi denunciado diversas vezes e ninguém faz nada. Ele continuar afrontando as leis, prendendo preventivamente, torturando as pessoas até que façam delação. Os tribunais estão no mesmo esquema, covardes e também canalhas. O que esperar de um STF com Gilmar Mendes , Alexandre de Morais e Carmem Lúcia ? Todos golpistas. Então, caro senador, é necessário pensar formas mais eficiente de denunciar a Justiça corrupta do Brasil, perseguidora, porque este processo contra o Lula é um jogo de cartas marcadas. Os moleques de Curitiba não fazem questão de demonstrar que o Lula será preso sem provas. As vezes fico pensando, como deixamos acontecer isso ? Vacilamos no governo, embora sem estar no Poder e estando no governo tínhamos ao lado o PMDB e outros aproveitadores, tudo em nome da governabilidade. E a mídia, porque não fizemos a reforma ? Bom, só nos resta lutar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *