Brasil

Parabéns, Temer, o rei da coerência.


 
Eu acho que uma coisa é você ser crítico e outra coisa é você não ter honestidade suficiente para reconhecer no adversário qualquer demonstração positiva. Eu sou crítico do golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff. Sou crítico desse governo ilegítimo, absolutamente ilegítimo. Mas hoje eu devo reconhecer a coerência de Michel Temer. Eu acho que ele merece respeito, por ter demonstrado, por ter tido a coragem de demonstrar uma coerência integral.
 
Ao escolher Alexandre de Moraes pra ser magistrado na Corte Suprema do meu país, Michel Temer agiu com integridade, integridade da sua coerência. Vamos ver. Alexandre de Moraes faz parte de um governo onde o ministro da Educação, Mendonça Filho, comete erros escandalosos de concordância. Onde o ministro da Saúde, não sei o que Barros, é patrocinado por organismos, empresas de saúde privada. Onde o ministro da Cultura se atreve a agredir um homem íntegro como Raduan Nassar. Evidentemente ele não tem ideia de quem é Raduan Nassar e comete um desvario dizendo que o governo Temer patrocina um prêmio. Espera um pouquinho, não é um prêmio de governo é um prêmio de Estado e que foi dado aliás no governo que ele e os outros canalhas golpistas derrubaram.
 
Com esse quadro, vamos pensar em Eliseu Padilha, ministro da Casa Civil, Moreira Franco com o poder que tem. Tem uma historinha do Moreira Franco, se eu não contei eu vou contar, se eu contei eu repito. No tempo que Fernando Henrique era presidente, Moreira Franco estava a perigo, não tinha posto nenhum, não tinha cargo nenhum e ele foi aluno do Fernando Henrique, ou coisa parecida, da D. Ruth, não sei. Aí alguém disse: Fernando precisa dar um lugar pro Wellington. E o Fernando Henrique falou: ah é verdade. Olha, arranja aí um lugar pra ele, desde que seja longe do cofre. Fernando Henrique tinha essa sabedoria.
 
Nesse conglomerado de aberrações, nada mais coerente do que Michel Temer escolher para a Corte Suprema, Alexandre de Moraes. E nada mais coerente do que Alexandre de Moraes ser sabatinado por uma comissão presidida por Edison Lobão. Aí está, é o retrato do governo, é a coerência absoluta. Parabéns Michel Temer, reconheço isso em você. É a primeira vez que a gente vai ter um juiz na Corte Suprema que tem a estampa e a ética e a estatura de um leão de chácara de bordel de subúrbio e uma vozinha e um sotaque de puxador de samba de escola de samba paulistana da terceira divisão. Parabéns Michel Temer.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    Eric, belas palavras. O que eu queria te dizer é que eu nunca esqueci um conto seu que eu li no início dos 80. Não lembro nem o nome do livro, mas era sobre o menino que antes de ser fuzilado, se despede dos seus algozes. Lindo, prezado. Abçs.

  2. Avatar

    Não importa mais dizer a verdade sobre esse governo corrupto, traíra, que se traveste de uma legalidade sórdida obtida pelo coluio indecente entre os três poderes.
    O que interessa agora é que tarefa caberia aqueles que ainda tem um resto de dignidade e amor próprio? Serio, já pensei em abandonar a carreira de professor de filosofia numa universidade federal, que já não é grande coisa, para viver mais intensamente, partindo para o confronto com essa canalha. Então o que me sufoca, angustia e me faz querer gritar é essa pasmaceira, resignação de um povo tutelado, bestializado e cansado até para morrer. O que fazer? Não basta mais as cabeças inteligentes fazerem belas analises de nossa realidade trágica.
    O fato é que vivemos uma republica de canalhas, legitimada por uma mídia canalha, que emburrece um povo canalha que suporta essa cleptocracia que se instalou no país após o golpe.
    O que fazer? eis a questão. Embora, acredite com Heidegger, que o pensamento age enquanto pensa, que a teoria, como pensava os gregos, é apenas uma forma mais elevada de prática…ou mesmo resgatando a idéia de praxis em Marx…não importa…continua a questão – como pode nos livrar dessa canalha no poder???? Certamente não é batendo panela, que se calaram, não é indo fazer passeata como se fosse piquenique com direito a self com policial…nem mesmo quebrando tudo …TEMOS QUE IR PRAS RUAS, OCUPAR TUDO…GREVE GERAL POR TEMPO INDETERMINADO…SACAR TUDO QUE TEMOS PELO MENOS EM NOSSAS CONTAS BANCÁRIAS para gerar pânico no sistema financeiro…etc.
    Fato, está insuportável viver nesse país, é asfixiante, a atmosfera moral é magnífica para batráquios…Época de pachecos empavezados, acácios triunfantes…nunca se berrou tanta asneiras debaixo do sol …
    “…sou maldito, tenho horror a pátria, o melhor será dormir completamente bêbado.” Rimbaud.

    • Avatar
      Gilberto de Azevedo Neto says:

      Rapaz, essa é a análise que tenho feito intimamente… tentar esclarecer um povo bestializado, que em sua abençoada ignorância crê piamente que a mídia e a TV são fábricas da verdade, é tarefa árdua. Planet Hemp, na faixa “Futuro do País” diz: “um povo sem cultura me dá insônia”. Povo sem cultura, sem memória, sem-vergonha!!! Outro dia um conhecido questionou: por que você insiste em denunciar o golpe e o estado de exceção? Não percebe que não adianta, que as pessoas, muitas das vezes, nem querem parar para prestar atenção ao argumento que você tem, por melhor que seja ele? Respondi eu citando a Campanha Contra a Fome, na figura de Herbert de Sousa, o Betinho, que dizia sobre o beija-flor tentando em vão (pela proporção de tamanho que tem um beija-flor) controlar o incêndio na floresta. Ao ser questionado por que insistia naquela batalha aparentemente perdida, responde o beija-flor: bom, eu pelo menos estou tentando fazer a minha parte…

    • Avatar

      Suas palavras… estão coerentes aos meus… E aos muitos que não aderiram aquela esteria coletiva… de bater panelas ou mesmo de desfilar com a família, em verde e amarelo, como se estivessem no “Central Park”… Pessoas como você, como nós… Como os que lêem além das entrelinhas… São como partículas… Que refletem no fim do túnel…
      Como também acredito que é impossível cortar o joio… se ele não alcançar o trigo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *