Brasil

Aragão: Lula tem a chave da porta de saída da crise.


 
Caríssimas expectadoras e caríssimos expectadores, para mim é uma honra muito grande poder participar do blog do Fernando Morais. Para mim Fernando Morais, desde a minha juventude, quando eu militava no movimento estudantil, já era um nome respeitado. Com sua obra muito rica, inclusive sobre a ilha de Fidel. Obra que na nossa época, todos que militavam no Movimento Estudantil tinham como leitura obrigatória. Então, para mim é uma satisfação e uma honra muito grande. Falarei aqui pra vocês toda semana, com um pensamento sobre aquilo que está acontecendo e principalmente tentando apontar ou pontuar para as grandes contradições deste processo que nós estamos vivendo. Então, divirtam-se.
 
 
A crise que o país está vivendo tem suas virtudes, tem suas vantagens. Nós começamos a ver as coisas de uma forma muito mais clara. A gente consegue divisar as diversas frentes das diversas lutas, e consegue também divisar quem é quem, quais são os atores principais.
 
A morte de Dona Mariza, por mais dolorosa que ela tenha sido para todos nós e especialmente para o presidente Lula, traz uma novidade no cenário. O presidente Lula recebeu, como personalidade pública que ele é, o senhor Michel Temer para as condolências de estilo. Michel Temer veio acompanhado de um séquito de ministros, políticos, querendo talvez fazer desse ato um evento político. Mas o presidente Lula, se o senhor Temer pensava que ia jantá-lo, o presidente Lula já o almoçou, foi muito mais rápido e soube aproveitar o momento para construir pontes.
 
Construir pontes que nesse momento são necessárias por mais que nós tenhamos uma justificada rejeição a esse negócio que está aí chamado governo.
 
Mas o presidente Lula tem muito mais responsabilidade do que nós, é o único que hoje pode de alguma forma devolver a sociedade alguma normalidade política que é absolutamente necessária para a gente chegar em 2018 e tentar construir a democracia nesse país.
 
Então, foi sem dúvida nenhuma uma iniciativa extremamente inteligente, perspicaz e oportuna do presidente Lula. Ele com aquela dor de ter perdido a sua companheira e esposa, tem cabeça pra nesta hora receber, pra ele como político maior pode ser um adversário, mas pra aquilo que nós comuns dos mortais entendemos como inimigo da democracia. E com esse inimigo da democracia buscar costurar o nosso futuro. Parabéns presidente Lula.
 
Por outro lado, o cenário está ficando mais claro pro lado do governo ou daquilo que se costuma chamar de governo. Nós vemos agora esta semana o presidente ou dito presidente Temer, reconstruindo parte de seu governo criando novos ministérios. Portanto, desdizendo tudo aquilo que ele criticava na presidenta Dilma. Atualmente ele só tem três ministérios a menos do que a presidenta Dilma tinha. É praticamente nada em termos de recursos poupados no governo.
 
Agora vamos ver os personagens dessa recomposição. É muito curioso que ele tenha conferido ao político, o senhor Moreira Franco, o título de ministro. Porque eu digo isso? Porque quando o Lula foi chamado por Dilma pra assumir a chefia da Casa Civil, investigado que ele estava sendo pelo Sérgio Moro, ou pelo menos havia rumores disso, imediatamente a gritaria foi se espalhando pelo meios de comunicação e não poupou nem as instituições. O Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, rapidamente tratou de instaurar um inquérito para investigar Dilma e Lula, por obstrução de justiça. Enquanto hoje acontece a mesma coisa, o senhor Moreira Franco agora tendo que responder pelos fatos que vieram a lume através da delação premiada da Odebrecht sendo envolvido em transações tenebrosas, e agora sendo feito Ministro para se blindar. Cadê a atuação do Ministério Público Federal nisso? Cadê a atuação da imprensa, o escândalo? Cadê os paneleiros que estavam aí agitando suas panelas, extremamente irritados com Dilma e Lula? Quer dizer, nós vemos que esse país realmente está sendo incapaz, neste momento, de manter algum tipo de coerência que nos garanta uma previsibilidade do sistema jurídico. O que vale para um, não vale para outro.
 
Eu quero ver o ministro Gilmar Mendes dando uma liminar numa ação cautelar ou um mandado de segurança que venha a ser impetrado ou uma ação cautelar que venha a ser proposta para afastar Moreira Franco do cargo de ministro. Que ele se explique, porque ele fez isso com Lula e com certeza não o faria com o Moreira Franco. Até porque o senhor ministro Gilmar Mendes deve estar sabendo disso há muito tempo. Porque não é a toa que ele esteve nos jardins do Palácio do Jaburu conversando com os dois, Moreira Franco e Michel Temer. Portanto ele deve estar bem inteirado de todos esses passos que estão sendo dados.
 
Agora, mais triste parece o destino de Flávia Piovesan. Flávia Piovesan que foi tirada da Academia, tirada da Procuradoria Geral do Estado para ser secretária especial de direitos humanos do governo Temer. E aceitou isso a despeito de inúmeros conselhos para que ela não o fizesse. Afinal de contas Flávia era uma pessoa querida e respeitada no meio dos militantes de direitos humanos deste país. Trata-se, sem dúvida nenhuma, de uma das pessoas com a melhor formação acadêmica neste campo que há no Brasil. Flávia se dispôs a enfeitar o governo Temer que carecia de uma mulher no seu ministério. Lá veio Flávia, se prestando a isso. E até combinou com seu vice, Silvio Albuquerque, a ir para Washington e defender o indefensável que é a PEC 55, que acaba com a Constituição da República. E agora nesta reforma de Ministério a senhora Flávia Piovesan fica com uma secretaria subordinada ao novo Ministério dos Direitos Humanos que ela não assumiu. Das duas uma: ou ela vendeu o passe dela de uma forma extremamente barata, ou então, quem sabe prometeram-lhe o Supremo Tribunal Federal. Não acredito que Flávia seria uma má ministra no Supremo Tribunal Federal. Para quem a conhece, com certeza, Flávia faria um excelente papel de ministra com o seu pensamento e suas ações no passado de cunho progressista.
 
O problema é que tudo na vida tem um preço. Já dizia Milton Friedman: não há almoço de graça na vida. Isso vale também pra Flávia Piovesan, entrar no Supremo Tribunal Federal pela caneta de um grupo golpista para ali ser recebida de braços abertos por Gilmar Mendes, que terá certamente uma opinião a dar sobre quem fazer indicado para o Suprema Corte, é um triste destino. Há coisas muito mais nobres na vida do que ser ministro do Supremo Tribunal Federal nessas circunstâncias.
 
Bom, enfim, fica aqui mais um ponto de interrogação do que propriamente uma afirmação. Para onde nós estamos indo com esta crise que não acaba? Essas reinvenções do governo parecem ter nítido caráter de buscar alguma institucionalidade que ele até hoje não encontrou. É muito curioso também esse silêncio obsequioso do Ministério Público diante de todas essas diatribes que nós estamos assistindo dia a dia nesse governo. O Brasil sairá deste buraco quando?
 
Volto ao início do que falei hoje: só sairá desse buraco através de uma gestão inteligente do presidente Lula. Ele tem essa chave para a nossa porta de saída da crise e é ele que tem que encontrar o meio de evitar que em 2018 os golpistas impeçam que a democracia retome o seu rumo com a sua candidatura consagrada nas urnas.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Geraldo Luiz Vieira says:

    Foi uma ótima notícia o ministro Aragão fazer parte do desse blog, parabéns ao Fernando Morais. Só uma coisa que muitos lamentam, é o ministro ter chegado tão tarde no governo Dilma. abraços

  2. Avatar
    maria regina reis ramos says:

    Também acho que o Lula está há mil anos na nossa frente em política, ele é realmente um estadista e sabe fazer política, sabe como lidar com essa corja que não larga o osso. O Eugênio Aragão tem sido uma voz da maior importância com sua clareza, conhecimento e firmeza.

    • Avatar

      Lula sobre o Aragao :
      “O problema é o seguinte, Paulinho, nós temos que comprar essa briga, eu sei que é difícil, sabe?! Eu as vezes fico pensando até que o Aragão deveria cumprir um papel de homem, porque o Aragão parece nosso amigo, parece, parece, mas tá sempre dizendo “olha”…”

  3. Avatar

    So tenho uma pergunta a fazer
    Se o Lula ganhar p presidente em 2018 sera necessario comprar apoio como foi feito em 2002? Ja tinha ganho a eleiçao mas mesmo assim foi preciso o mensalao p comprar apoio. Sera diferente desta vez?

    • Avatar

      Não Dyrce. Não será diferente. Como não está sendo diferente com o Temer que “comprou” o apoio parlamentar liberando os bilhões de reais das “emendas” parlamentares, apesar da crise. Ou seja aumentou o deficit fiscal para R$ 172 bilhões para pagar a conta dos apoios, a despeito dos R$ 92 bilhões estabelecidos pela ex – presidente. A mesma situação se mantém a respeito do atendimento das indicações das ratazanas do Congresso Nacional. Portanto, só governa quem compra, de um jeito ou de outro, a grande maioria da corja lá instalada. A Dilma, que não é santa, não comprou e acabou do jeito que todos sabemos. E, não há quem mude isso. Lamentavelmente.

    • Avatar

      Dirce, voce tem razao quando afirma que Lula já tinha ganho a eleiçao e “negociou” com o congresso.Isso foi sim necessario pra poder governar e por em pratica o grande projeto social que tinha para o Brasil , vale lembrar que Dilma tambem já tinha ganho a eleiçao e NAO “negociou ” com as bancadas adversarias e deu no que deu…Infelizmente é dolorido porem necessaria essa “negociaçao” enquanto vamos mudando a cultura e o perfil do nosso corrupto povo e politicos.

  4. Avatar
    Cassiano Simões says:

    Seja bem-vindo Aragão! Para abrilhantar esse maravilhoso projeto de Fernando Moraes. Seu discurso é um alento para quem pensa em um Brasil grandioso e igualitário.

  5. Avatar
    Olyntho Aluísio de Freitas Censoni says:

    Saudações!
    Muito bom mesmo!
    Ótima iniciativa de trazer-nos o Ex-Ministro Eugênio Aragão.
    Gostaria de ouvir Eugênio Aragão falar sobre a indicação e provável aceitação pelo senado do atual ministro da Justiça, que eu esqueci o nome.
    Aquele!!! Kkkk…..o Careca do Alckmin.
    Aquele que não enviou ajuda para o governo de Roraima controlar as revoltas na penitenciária.
    Obrigado!

  6. Avatar
    Marcio Rezende Pimentel says:

    Boa notícia essa da presença semanal do Aragão neste espaço do Fernando de Moraes. Com seu linguajar desabrido e a disposição para o enfrentamento é uma presença forte na defesa da democracia.

  7. Avatar

    Estamos felizes com esta grande participacao deste nobre brasileiro e democrata DR. EUGENIO ARAGAO. ESTA VOZ ATUANTE SEMPRE EM FAVOR DO FORTALECIMENTO DE NOSSA SOBERANIA NACIONAL E DA PROTECAO DE NOSSO POVO, COM JUSTICA SOCIAL.

  8. Avatar
    gilmarlopesvieira says:

    EU FICO IMPRECIONADO COMO PODE UM SUJEITO QUE SE DIZ SUB QUE ALIÁS SÓ PODE SER SUB MESMO APOIAR UM SUJEITO QUE ESTA SENDO ACUSADO DE VÁRIOS CRIMES DE CORRUPÇÃO A SER PRESIDENTE DO BRASIL OH BRASIL QUE SÓ GENTE QUE NÃO PRESTA……SEM CONTAR O CIÚME DO INDICADO A MINISTRO NÃO É ARAGÃO…

  9. Avatar

    Bom Dia Dr. Aragão! Desde que tive a oportunidade, de ouví-lo no Ato-Debate sobre a possibilidade de Anulação desse forjado Impeachment contra a Presidenta Dilma em São Paulo,nutro pelo senhor uma admiração considerável.Porque o Sr. não comentou nada sobre a anulação. Como se fala em Lula 2018 se ele mesmo não demonstra que temos que respeitar as eleições de 2014? Acho que está na hora de termos sensatez e coerência como bem comenta o senhor, grande mestre jurista!

  10. Avatar

    Considero Aragão um dos brasileiros mais lúcidos, patriotas e competentes do nosso país. Mas o que me intriga foi o apoio crucial que Aragão deu pra indicação e nomeação do pulha do Janot para o cargo de PGR. A ação deletéria, seletiva e entreguista de Janot é a peça chave da destruição do nosso projeto de pais com inclusão social e desenvolvimento.

  11. Avatar
    Nelson Raimundo Braga says:

    Para resistir, sem limitar-se a uma postura meramente contemplativa, à intentona, articulada pelo PSDB et caterva, de converter o Brasil a um “grande Paraguai”, num retrocesso que procura anular as realizações positivas da Era Vargas, é imprescindível a figura de Eugênio Aragão, uma lúcida e corajosa liderança emergente.

  12. Avatar
    agnaldo trombim says:

    Quanto à pergunta, para onde iremos com o continuar desta crise? A resposta esta no México. Transformou-se num grande cartel. Onde os chefes do tráfico comandam os governos locais. E os EUA usa como Nação anexa, um apêndice assim como o estado do Alaska. E sua população submetida à mão de obra barata, manipulável e consumível. Ou pelas drogas que os traficantes/governantes a obriga se viciar. Ou pelos EUA, que os usa como servos. Triste e jamais, inadmissível!

  13. Avatar
    Juracy Barbalho says:

    Parabenizo o 247 por esta aquisição, que tenho certeza que continuará sendo um forte defensor da legítima Democracia neste país, que lamentavelmente se transforma num verdadeiro ninho da corrupção, onde quem manda são os mais perigosos políticos de toda a história do Brasil.

  14. Avatar
    João Vasconcelos says:

    O Ministro Aragão é admiravel, tem coragem pra falar de forma direta sobre os impostores que golpearam e usurparam o poder!!! Os oportunistas existem, mas o POVO há de colocar pra fora!!! Ministro continue esclarecendo as armações desse pessoal!!!

    • Avatar

      Fica a vontade para enviar o que conhece, sabe e tem provas, sobre o “bandido” e suas bandidagens. Não costumo duvidar de um homem, mas vou quebrar o protocolo. DUVIDO.

    • Avatar

      Pra vc ver né! O líder mais foda de todos´( vc gostando ou não) é o único que vai conseguir acabar com o caos. Agora quem não bate panelas contra a corrupção e aceita as maracutaias para salvar a pele dos delatados na lista da Odebretch, não tem direito de falar do Lula. Sabe porque? Porque é conivente!

    • Avatar
      Grimaldino dos Santos says:

      Fernando!
      Retire essa venda do partidarismo cego que cobre seus pensamentos. Você é capaz de perceber que existe muitas outras coisas, muitos outros ladrões escondidos por traz do manto do Congresso e da Justiça brasileira. Fixar em apenas uma pessoa que esta sendo terrivelmente investigada e ainda não presa por falta de comprovação do que lhe é impetrado e abandonar, aceitando as ações dos que estão escancaradamente envolvidos e não sendo investigados, faz de você uma pessoa menos confiável do prende transparecer. Então, olhe os dois lados e dê, coerentemente, ao ladrão o que é para os ladrões. Não acuse um e limpe a barra de outros. Isso é feio.

    • Avatar
      Aparecida da Costa says:

      Discordo com Eugênio de Aragão em número é grau. Lula seria a pessoa mais impoluta do Brasil. Não adianta as provas da Lava-Jato. Ele é o cara. Por que nosso país se degradou tanto desde FHC? Por que o PT tentou o impeachment de FHC e não conseguiu? Por que não gritou Golpe quando do processo sumário do impeachmentde Collor? O que leva ao impeachment é sempre a situação econômica desastrosa. No tempo do Collor foi a inflação de quase quatro dígitos. A Dilma não governou melhorou. Inflação. Dívida pública. Desemprego. So what? E nem estou falando da corrupção desabrida. Espero tempos melhores pro Brasil sem Lula, sem PT e sem sociasocialismo!
      .

  15. Avatar
    Alarico Junior F Nascto says:

    Diante das declarações do sr Aragão percebo que o país saiu do eixo e os três poderes está se transformando ou transformado numa espécie de crime organizado. E isso é muito triste para um povo que cantava “eu sou brasileiro com muito orgulhoso “.

  16. Avatar
    Eliane C.Campello Pereira says:

    A chave para saída deste buraco está sendo apontada no que está acontecendo no Espírito Santo. É SÓ se espalhar para as principais capitais que rapidinho uma solução negociada vai aparecer.
    No pé que as coisas estão so se volta ao razoável depois de um caos desestabilizador.

  17. Avatar
    Margareth Muniz says:

    Bem vindo Aragão.
    Precisamos de esperanças dentro desse caos político e suas palavras são firmes.
    Gosto muito da sua participação !!!
    Acho 2018 tão longe.
    Vamos apoiar Lula!
    Mas ate lá…Muita coisa ruim pode acontecer…

  18. Avatar
    LUCIANO ALVES NOGUEIRA says:

    Prezado Eugênio Aragão, o Brasil precisa de Lula para retomar a democracia. O Brasil precisa de você para ajudar a depurar esse nosso judiciário.

  19. Avatar

    Essa estrategia de propagar o caos e depois apresentar as soluções é antiga. As pessoas que apóiam isso com certeza são diretamente beneficiadas por isso. Os anos de negligência desse governo nos levaram a essa crise. Fecharam a porta e agora querem dizer que eles tem a chave!

  20. Avatar

    Fernando, vc ta parecido com o Fernando que conhecemos, que vendeu quase tudo que temos,pois vc com esse pensamento só lhe resta fazer a mesma coisa que o outro Fernando fez! venda a sua familia?

    • Avatar

      Com esse seu -mau – uso do vernáculo, você quer ainda posar de sarcástico?Melhora o português, antes de soltar piadinhas! E aproveita para lavar a boca com sabão ao falar de alguém como morais.

    • Avatar

      Não teve nem votos para ganhar uma eleição no meio daquela quadrilha que está instalada na câmara dos deputados da qual ele faz parte. Teve mais abstenções do que o nº de votos que ele conseguiu!

    • Avatar
      Maria Cláudia says:

      Pobre Gabriel, que o Universo te envie dezenas de Bolsonaro a em seu vida para vc ser vítima do fascismo, da canalhice e do oportunismo. De ignorância não precisa mais, pois dela vc já tem de sobra.

  21. Avatar
    Hermenegildo Bastos. Professor titular aposentado dá UnB. says:

    Excelente texto do Ministério Eugênio Aragão. Permitam-me uma pequena observação. Os golpistas não são incoerentes. Há em tudo isso uma perfeita coerência. Os que aqui agem, desde os que agridem Dona Marina até os altos mandatários são militantes de direita ou de extrema direita. Por quê ainda nos surpreendemos? É luta de classes.

  22. Avatar

    Parabéns ao excelente Nocaute! Aragão tem sido importante guardião na luta pela Carta. Não podemos desistir mesmo com a realidade desoladora de ver a maioria estando dopada pela mídia e pelo ódio! Só tem uma saída: Rua pelas Diretas Já! Até 2018 o país estará completamente estraçalhado! Se houver 2018! Por que essa é a ponte do futuro dos
    Sabotadores…teletransportar a máfia golpista de 2016 para 2018 e sugar tudo ad eternumm! Não consigo dormir pensando no futuro dos filhos desse solo! Reaja ou rasteje! Abraços

  23. Avatar

    Nossa jovem democracia está em risco sério! O ovo da serpente representada pelo discurso de que tudo está perdido e precisamos de um “Salvador”, estimula eleitores incaltos a apelar p esgoto tipo Bolsonaro qualquer outro com discurso facistoide.
    Precisamos ter muita tranquilidade e maturidade nessa hora, pra no ver vedetes como MBL, radicais on line, Diário do poder, e outros dando o tom da “possivel” corrida eleitoral de 2018. Pois acho que dada a crescente ênfase na insegurança os admiradores de homens de farda venham insistir no lobby que é isso que nós colocará nós “eixos”.
    Vms manter o farol da esperança e ficar atentos. A máscara do golpe tem que cair.

  24. Avatar
    Luiz Carlos P. Oliveira says:

    gilmarlopesvieira: eu também estou “impreCionado” com teu comentário. Mas estou mais “impreSSionado” ainda é com a tua acusação de que o Lula é culpado de alguma coisa. Mas aqui vai uma sugestão: levevas tuas provas de que Lula está envolvido em alguma coisa, por que o Moro já desistiu do triplex, do sítio, dos pedalinhos, dos patinhos na lagoa, do terreno em SBC, de que o Lula é dobo da Friboi, de que o Lulinha é dono da OI, de que o Lulinha é dono da maior fazenda do mundo em MT, de que as pirâmides do Egito não são do Lula, nem a Torre Eiffel, nem o Coliseu, nem o Olimpo e muito menos de contas no exterior. Leva logo as tuas provas, antes que o Moro desista de investigar o Lula. Mas parece que trm uma luz no fim deste seu interminável túnel: parece, ainda é uma suposição, que o Lula é dono do Pentágono, da Nasa, da Casa Branca, das Cataratas do Niagara, dos Grandes Lagos, da Microsoft, da Apple, da Ford, da GM, do McDonald’s, do WallMart, da Boeing e, pasme, do Vale do Silício. Foi o que ele conseguiu comprar com o 1 trilhão e meio de reais que “ele roubou”. Ah, esqueci outra aquisição: o trenó e as renas do Papai Noel também são do Lula.

  25. Avatar
    Francisca Alencar says:

    Tem toda a razão, nobre Aragão! Só LULA, o torneiro mecânico tem a chave!
    O que a gente ainda não sabe é se vão deixar ele caminhar até a porta!
    Se já mataram a mulher dele!…

  26. Avatar

    Engraçado né, peça então ao Sr. Lula que enrriqueceu e seus enteados também ilicitamente, que devolva os bens que por sua vez, é nosso, OS BRASILEIROS.

  27. Avatar

    Claro e objetivo,para os idiotas que só falam lerda do meu”PT” o Deus seus filhos de uma puta,qual foi o governo que até hoje fez pobre fazer faculdade,pobre ter uma casa,pobre ter bolsa família por mais pouco que seja ajuda a comprar um arroz,feijão,farinha e tem o que comer.entao Deus bandos de safado me diz aí qual foi outro governo que fez isso Deus cretinos.me respondam seus Lixos,o que essa lerda do temer fez?!calma eu respondo deu foi um golpe esse cretinos safado . Meu querido “Luiz Inácio Lula da silva”venha para “2018”sem medo o que resto nois nos faz pra você #Lula nosso presidente mais uma vez?

  28. Avatar

    Fumou maconha estragada de novo?vc esta defendendo o cara que foi o cabeca de todo esquema de roubos deste Pais?
    Vcse diz progressista,e nao tem outro pensamento que nao seja recolocar Lula no poder?isso nao eh ser conservador demais?nao existe outro nome na esquerda capaz de tocar pra frente este Pais??na direita estao surgimdo muitos nomes (Doria eh um deles). E ai?vao ficar batendo na mesma tecla?um cara que nao pode ir a um restaurante sequer ,pois sera vaiado por todos,nao pode ser presifente se um Pais. Vira o disco.

    • Avatar

      Dória????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk O cara tenta fingir que é esquerdista e se entrega kkkkkkkkkkkkkkkk

  29. Avatar

    Parabéns ao Nocaute, por proporcionar às pessoas inteligêntes, lucidas e de caráter um debate de alto nível, sóbrio e franco, apesar de alguns “rodapés” insistirem em vociferar!

  30. Avatar
    MARCOS EUGENIO says:

    LULA JÁ ACABOU 70% DESSE PAÍS E CASO ELE VOLTE, ESPERO QUE NÃO, SE PREPAREM QUE ELE VAI ACABAR COM OS OUTROS 30%, SERÁ UMA LÁSTIMA, E AINDA ENCONTRA GENTE DESSE TIPO QUE VEM DEFENDER ESSA TURMA DO MAL. QUE PENA

    • Avatar

      Acorda, rapaz. Mais de um ano de golpe, o povo se lascando com tanta corrupção e medidas amargas e você não abandonou ainda o discurso fabricado. Desapega de Aécio, desapega de Temer, desapega do golpe. Diretas já e Lula lá.

  31. Avatar
    Jose Carlos Aquino says:

    Lamentável que se louve a canalhice, como num espetáculo teatral em que
    o diretor da peça fica agradecido pela atuação maravilhosa de cada ator contratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *