Brasil

Cartas de Curitiba – III José Dirceu fala da tragédia do sistema carcerário brasileiro.

16244551_1542043399146258_848723994_n
 
Cartas de Curitiba – III
 
Prezados,
 
Quem diria que em apenas 9 dias 2017 nos apresentaria o cenário – retrato do país e do governo – que estamos vivendo.
 
Começando pela farsa veiculada pela Globo no Fantástico sobre a doação, lógico, “legal”, de uma propina da Odebrecht para a campanha tucana de 2010 do Serra. Tudo “legal” ou legalizado, como a remessa ilegal de 23 milhões para a Suíça, já devidamente expatriada legalmente. A própria Odebrecht deixa claro que não foi propina. A que ponto chegamos.
 
A explosão ou implosão de e no sistema penitenciário e a verdadeira face do governo com a declaração do Secretário Nacional da Juventude, Bruno Júlio!
 
O governo reage propondo construir novos presídios e aumentar penas!!! Mas foi isso que fez nos últimos 30 anos o Congresso Nacional, pressionado, obrigado pela mídia, MPF, bancada da bala e programas de TV sensacionalistas!! O próprio não-indulto de Temer no Natal é a prova mais cabal desse erro.
 
Basta olhar o equipamento, uniforme, veículos, de última geração, especialmente as armas e meios de comunicação e locomoção da PF, PRF, COES, ROTAS, ROCAS, RONE etc. etc. para ver o erro, comparando com o sistema penitenciário e as péssimas, degradantes condições físicas e humanas dos presídios.
 
Onde tudo está errado: regime prisional e corretivo, só degradação e silêncio, crime organizado e corrupção, começando no Judiciário acabando na Execução Penal, onde a lei raramente é cumprida, 36% dos presos, ou 41% , são provisórios!
 
Quando o mundo, todo o mundo, até os USA, caminha para substituir a pena de prisão para alternativas e pecuniárias, aumentar a progressão por trabalho, estudo e bom comportamento, separação e segregação dos condenados por antecedentes e crimes. Aqui queremos aumentar penas, punir os presos e não recuperá-los para o convívio social.
 
Presídios sem trabalho e escolas e sem progressão penal, aumentos de penas e prisão como punição já sabemos como acaba: massacres, fugas, venda e tráfico de drogas, crime organizado dirigindo as cadeias, destruição permanente do já sucateado sistema penitenciário.
 
Quantas cadeias e penitenciárias sobrariam numa fiscalização mínima de condições legais, de segurança e humana? Pouquíssimas.
Onde estão as colônias agrícolas e industriais, os Centros de Progressão Penal, os de Detenção Provisória?
 
É hora de mudar radicalmente, erradicar as cadeias, reconstruí-las sob novas bases e cumprir a lei de progressão, acabar com as prisões provisórias e as preventivas ilegais e abusivas.
 
Pôr fim ao caráter de justiçamento e perseguição e punição física e mental que está se transformando nosso sistema penal.
 
 
*Falta de tudo nas penitenciarias, de agentes a recursos para custeio e reformas.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    José Dirceu modelo de homem político obra prima do PT preso político para a nossa tristeza e que falta você faz em todos os setores hoje diante de tantas tragédias acontecendo penso não estou sozinha apenas separada dos pensamentos desse grande articulador da liberdade

  2. Avatar

    Engraçado que só agora O quem foi todo poderoso de um governo, se importe e avalie o sistema prisional … E na situação que ele se encontre (encarcerado) queira advogar o sistema, sugerindo progressão de pena , melhorias nas instalações…Etc
    Por todo mal que ele fez e pelo dinheiro que ele roubou do erário…Causando a morte de muitas pessoas inocentes , por falta de recursos nos hospitais , penso que esse indivíduo deve aparecer atrás das grades.

  3. Avatar

    Zé Dirceu, herói nacional injustiçado. Coerente, lúcido. Responsável pelo avanço das várias políticas sociais durante a era PT. Espero vê-lo em liberdade em breve.
    #LibertemZeDirceu

  4. Avatar
    Marcos Cesar Ribeiro Dias says:

    Senhores do PT vocês foram governo por mais de uma década, agora bem criticar, hoje tão preocupados com o sistema prisional porque é lá que passarão a década seguinte.

    • Avatar

      Todos os presídios federais existentes foram feitos nessa época. O problema são os presídios dos estados, que contém 95% dos detentos.
      Penitenciária Federal de Catanduvas – Paraná (inaugurada em 23 de junho 2006)
      Penitenciária Federal de Campo Grande – Mato Grosso do Sul (inaugurada em 21 de dezembro de 2006)
      Penitenciária Federal de Porto Velho – Rondônia (inaugurada em 19 de junho de 2009)
      Penitenciária Federal de Mossoró – Rio Grande do Norte (inaugurada dia 3 de julho de 2009)

    • Avatar

      Ah, é… saquearam tanto que Lula até comprou um apartamento em Paris… na Avenida Foch. E outro em Madri para acomodar sua amante, aquela ex-Globo, Míriam alguma coisa. Se liga, abestado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *