Brasil

Os piores momentos da bajulação a Sergio Moro no Roda Viva

O programa Roda-Viva desta segunda-feira (27) foi praticamente uma homenagem ao juiz Sergio Moro. Antes mesmo da entrevista começar, Augusto Nunes diz que convenceu Moro a participar do programa, gravado no mesmo dia em que o TRF-4 negou o recurso de Lula, para “aparar” a conversa de que ele seria um agente da CIA: “Bastaria ver o doutor Moro de perto”.
Nunes chegou a dizer que não poderia haver uma despedida “mais honrosa” para ele, que apresentava seu último programa. Complementou afirmando que Moro é um dos “protagonistas mais respeitáveis da nossa história recente”.
Sob apoio dos jornalistas, o juiz defendeu a execução da pena após segunda instância. A possibilidade do Supremo Tribunal Federal alterar essa jurisprudência, segundo o magistrado, seria um “desastre” que “levaria à impunidade”, e defendeu uma emenda constitucional caso isso aconteça.
Para o jornalista Fernando Mitre, a revisão da decisão da STF é uma “ameaça real”, já que não se sabe quanto tempo a ministra Cármen Lúcia “resistirá” às pressões. Há juristas e magistrados, diz ele, que defendem a mudança na jurisprudência. “O que interessa [a eles] é o caso do Lula, né”, interrompeu Nunes. “Eles ignoram que tem pedófilos no meio que seriam beneficiados”.
Perguntado sobre a suprema corte, Moro escolheu elogiar dois dos 11 ministros: o decano Celso de Mello e Rosa Weber, a quem deve caber o voto decisivo no julgamento do habeas corpus de Lula, marcado para o dia 4 de abril.
O jornalista Sérgio Dávila fez uma das poucas perguntas incômodas a Moro, ao questionar sobre o recebimento de auxílio-moradia, e ainda assim o jornalista pediu desculpas ao entrevistado. O juiz voltou a defender o benefício ainda que possua imóvel próprio em Curitiba e sugeriu que a imprensa indague também sobre a falta de reajuste salarial dos juízes há três anos.
Leia mais: TRF-4 rejeita recurso de Lula
Moro afirmou que nunca pediu excusas ao STF por ter divulgado os áudios grampeados de conversas entre Lula e a ex-presidenta Dilma: “Pedi excusas pela controvérsia gerada, mas jamais pela divulgação dos áudios. Aquele conteúdo não dizia respeito à vida privada, tinham questões ali que eram de interesse público, do conhecimento de todos. Houve recursos em cima disso e acabou se entendendo que eu não poderia ter feito aquela divulgação”.
O juiz falou que a imprensa no Brasil foi “majoritariamente favorável” ao desenvolvimento da operação Lava Jato e ressaltou a importância da opinião pública para “evitar obstruções nas investigações”.
Sobre as eleições de 2018, Moro disse que existem “bons políticos, outros que merecem um juízo de censura”.
O magistrado também comentou a série “O mecanismo”, criticada por colocar na boca do personagem baseado em Lula a célebre frase de Romero Jucá: “temos que estancar a sangria”. Moro falou que a série cumpre um papel importante para “chamar atenção das pessoas” e “não dá para ficar se preocupando só com detalhes, se confere ou não confere”.
Questionado sobre as acusações do advogado Tacla Duran, Moro o chamou de “mentiroso”: “Tem esse indivíduo, foragido e suspeito de crimes gravíssimos, e que levanta essas histórias sem base empírica”.
Também participaram do programa os jornalistas Ricardo Setti, Daniela Pinheiro e João Caminoto.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    MAIS UMA OBRA DO GOVERNO GERALDO ALCKMYN. TV CULTURA DE SP, PRESTA UM DESFAVOR A DEMOCRACIA BRASILEIRA, INCORPORANDO-SE AO GOLPE DOS CORRUPTOS. COISA DO PSDB . AO JUIZ MORO, FICO COM AS PALAVRAS DO MINISTRO DO STF PARA DEIXAR DE DAR PITACO AOS MINISTROS DO STF E CUIDAR DE SUA VARA. É LAMENTÁVEL MAIS O REFERIDO JUIZ ENTROU NUMA FURADA COM CONSEGUENCIAS QUE NUNCA PREVIU. O PREÇO POR ISSO SERÁ ALTO AO MESMO. O POVO QUER DEMOCRACIA E PELO ANDOR DA CARRUAGEM A VOLTA DE LULA. NEM SEMPRE O SONHO PLATINADO VIRA REALIDADE.. QUE A TV CULTURA VOLTE-SE A CULTUAR A DEMOCRACIA. CHEGA DE GOLPE MIDIÁTICO E TOGADO.

  2. Avatar
    José Reinaldo de Freitas says:

    Palhaçada! Então um “juiz” defende que o “auxílio moradia” seria uma forma (ilegal, kkkkkk) de promover reajuste salarial nao ocorrido legalmente?!

  3. Avatar
    Paulo de Tarso Celebrone says:

    Que vergonha e a que nível de rebaixamento chegou a TV Cultura, outrora importante veículo de informação e debates. Tristes tempos trevosos.

  4. Avatar
    Carlos Manuel Santos says:

    Parabéns aTV Cultura e ao juiz por representar os anseios de uma imensa parcela da população que quer ver essa quadrilha de saqueadores na cadeia.

  5. Avatar

    Não sabia que é atribuição de juiz vazar conversas para a mídia, sobre processos que estão sob sua jurisdição, além do.mais, gostaria de saber como o juiz encontrou tão rápido esse áudio, quando dizem que leva quinze dias para as gravações serem depuradas, mas no caso ele as localizou emmalgumas horas repassando no mesmo dia. Seria muito interessante saber dos bastidores dessa passagem torpe da história desse país, além de das motivações, já que até aquele momento nenhuma das partes era impedida do ato em si, a nomeação de um ministro, por último gostaria de saber se também faz parte das atribuições de juiz interferir na vida nacional se utilizando de elementos sob sua jurisdição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *