Cultura

As caixas pretas da Casa da Mariana

Ao ler no Nocaute, no ano passado, que Fernando Morais estava doando para Mariana, sua cidade natal, sua biblioteca e a documentação acumulada em cinquenta anos como jornalista, escritor e político, o cineasta Paulo César Toledo intuiu que por trás da notícia podia estar oculto um documentário.

De lá para cá Toledo passou a captar as primeiras imagens do projeto batizado de “A Caixa Preta de Fernando Morais”. Junto com sua mulher, a cineasta norte-americana Abigail Spindel, Toledo acompanhou a abertura do depósito onde o acervo estava depositado, em São Paulo, filmou a primeira pré-seleção do material e depois foi até a cidade de Mariana, onde professores e estagiários da UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – catalogam e organizam os arquivos.
 
O vídeo abaixo é um rápido teaser com o qual Toledo apresenta o projeto de documentário, em busca de patrocínio para sua execução.
 
Toledo e Abigail dirigiram, entre outros, o documentário “Waiting for B.”, sobre adolescentes que passam dois meses acampados em uma fila para assistir a um show de duas horas da cantora Beyoncé, em São Paulo.
 
https://vimeo.com/230866049/374c12f2f6
 

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *