Rayssa Leal Conquista Prata no Mundial de Skate Street 2023 em Tóquio
No último domingo, 17 de dezembro, a talentosa skatista brasileira Rayssa Leal brilhou no Mundial de Skate Street 2023, realizado no Parque Esportivo Urbano de Ariake, em Tóquio. Com uma performance emocionante, Rayssa chegou a liderar a competição, mas acabou recebendo a medalha de prata após ser superada pela skatista japonesa Yumeka Oda. Momiji Nishiya, também do Japão, completou o pódio em terceiro lugar.
Uma Competição Acirrada
No início da prova, Rayssa deixou uma impressão forte, destacando-se com manobras impressionantes. Porém, perto do final, Yumeka Oda conseguiu reverter a situação, alcançando uma pontuação total de 265,75, superando os 261,90 pontos de Rayssa. A performance decisiva de Oda, que rendeu uma nota excepcional de 94,80, foi tão impressionante que até mesmo Rayssa não conseguiu conter sua admiração e comemoração.
Histórico de Conquistas
Com esse resultado, Rayssa Leal alcança seu quarto pódio em mundiais organizados pela World Skate. Anteriormente, ela conquistou a prata em 2019 em São Paulo, o bronze em 2021 em Roma e a medalha de ouro na edição de 2022, realizada em Sharjah, nos Emirados Árabes. Apenas algumas semanas antes do Mundial, a menina prodígio do Maranhão foi bicampeã mundial do Super Crown da Street League de Skate (SLS), em São Paulo, consolidando ainda mais seu status como uma das melhores skatistas da atualidade.
Formato da Competição
O formato da competição deste ano foi interessante e desafiador. Na fase classificatória e nas quartas de final, contava apenas a melhor volta de duas apresentações de 45 segundos. As semifinais introduziram uma seção de “melhor manobra”, onde as duas melhores notas entre cinco tentativas foram consideradas para a pontuação final. Rayssa se destacou ao avançar para a final com a quarta melhor nota entre as oito classificadas, enquanto a australiana Chloe Covell, que liderou a semifinal, terminou a competição em quarto lugar.
Mesmo com a entrega e o brilho da medalha de prata, Rayssa continua provando ser uma força a ser reconhecida no skate mundial, inspirando jovens atletas e consolidando seu legado nas competições internacionais.