Brasil

PF prende Joesley, Ricardo Saud e o vice de Minas Gerais

O dono da JBS Joesley Batista, o ex-executivo da empresa Ricardo Saud e o ex-ministro da Agricultura e atual vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (MDB) foram presos na Operação Capitu, deflagrada nesta sexta-feira (9) pela Polícia Federal.

Ao todo, 63 mandados de busca e apreensão e 19 de prisão temporária estão sendo cumpridos, a pedido do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraíba e no Distrito Federal.

Entre os presos também estão Demilton de Castro, executivo da JBS, João Magalhães, deputado estadual pelo MDB de MG, Neri Geller, deputado estadual eleito pelo PP de MT, Rodrigo Figueiredo, ex-secretário de Defesa Agropecuária, e os advogados Mateus de Moura Lima Gomes, Mauro Luiz de Moura Araújo e Ildeu da Cunha Pereira.

A operação tem por base a delação do doleiro Lúcio Funaro, apontado como operador do MDB.

Segundo as investigações, havia um esquema de arrecadação de propina dentro do Ministério da Agricultura para beneficiar políticos do MDB, que recebiam dinheiro da JBS, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, em troca de medidas para beneficiar as empresas do grupo.

Por meio de nota, a defesa de Joesley informou que a prisão de seu cliente foi recebida com “estranheza”, uma vez que o empresário é colaborador da Justiça, função que estaria sendo cumprida “à risca”.

“Causa estranheza o pedido de sua prisão no bojo de um inquérito em que ele já prestou mais de um depoimento na qualidade de colaborador e entregou inúmeros documentos de corroboração”.

Notícias relacionadas