Brasil

Com mais de cem testes em diferentes fases, OMS espera ter produção de vacinas em escala ainda neste ano

Boletim da evolução da pandemia de Coronavírus no Brasil e nos 25 países mais afetados. Atualizado todos os dias às 20hs, junto com os dados do dia anterior, para efeito comparativo.

O Covid-19 no Brasil e no mundo – 18 de Junho de 2020

O diretor-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Jarbas Barbosa, afirmou que a organização espera que uma vacina contra a covid-19 seja produzida em escala a partir do fim deste ano. Segundo ele, há mais de 100 vacinas sendo testadas em diferentes fases.

A cientista-chefe da OMS, Soumya Swaminathan, disse nesta quinta-feira que espera que centenas de milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 possam ser produzidas neste ano e dois bilhões de doses até o final de 2021. “Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza; O bom é que temos muitas vacinas e plataformas, então, se a primeira fracassar ou se a segunda fracassar, não deveríamos perder a esperança, não deveríamos desistir.” Cerca de 10 vacinas em potencial estão sendo testadas em humanos na esperança de que uma possa se tornar disponível nos próximos meses para prevenir a infecção.

Visão diária dos principais indicadores da pandemia pelo mundo

Os três países com as maiores taxas de letalidade (relação entre casos confirmados e mortes) são Bélgica com 16% (para cada 1.000 infectados, 160 vão a óbito), França (15,2%) e Itália (14,5%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de novos casos são Estados Unidos (27.758 novos casos), Brasil (22.765) e Índia (12.881); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de casos em relação ao dia anterior são África do Sul (4,3%), Bangladesh (3,9%) e Suécia (3,8%).

Nas últimas 24 horas, os três países com o maior número de mortes são Brasil (1.238 mortes no dia), México (770) e Estados Unidos (703); os três países com as maiores taxas de crescimento percentual de mortes em relação ao dia anterior são Chile (6,3%), Catar (4,9%) e Arábia Saudita (4,4%).

No acumulado da semana (últimos 7 dias), os três países com as maiores taxas de crescimento de casos confirmados são Chile (46,1%), África do Sul (43,2%) e Paquistão (33,9%); os três países com as maiores taxas de crescimento de mortes são Índia (51%), Chile (45,1%) e África do Sul (35,3%).

Os dados foram publicados pela Johns Hopkins University e Worldmeter.

Notícias relacionadas