Brasil

Ministro do STF dá 48 horas para o governo divulgar números completos de vítimas do coronavírus

Depois da grande confusão promovida pelo governo do presidente sem partido, Jair Bolsonaro, na divulgação dos números de vítimas da pandemia de coronavírus, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou na noite de segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde tem 48 horas para voltar a informar os números completos, como vinha fazendo desde o início da pandemia.

Esses números começaram a confundir os brasileiros desde que o ministro Luiz Henrique Mandetta foi demitido do cargo.

O governo mudou o horário da divulgação, que era às 17 horas, para evitar que a notícia fosse dada nos telejornais do horário nobre e, no domingo (7), chegou a divulgar dois números diferentes de mortos.

Ontem, o governo conseguiu confundir ainda mais, afirmando que não divulgaria o número total de mortos, além de expor uma matemática complicada e desnecessária para a divulgação dos números.

Um consórcio inédito e paralelo firmado por órgãos da imprensa foi feito com a finalidade de dar transparência aos dados. Moraes declarou que o “grave risco de interrupção abrupta da coleta e divulgação” é ruim para o sistema de saúde do Brasil, e que o ministério volte a apresentar os novos casos e óbitos conforme realizado até 4 de junho.

Notícias relacionadas