Brasil

Jaques Wagner propõe estatização da Embraer

O senador e ex-ministro da Defesa Jaques Wagner (PT-BA) apresentou projeto de lei que autoriza o governo a adquirir o controle acionário da Embraer S/A, depois da desistência da Boeing. “A indústria de aviação brasileira precisa ser salva agora, antes que seja tarde demais”, disse Wagner. 

O Projeto de Lei 2195 do senador do PT argumenta que o cancelamento da compra da Embraer pela Boeing reforça o equívoco da negociação feita ainda durante o governo Temer. A venda da companhia faria o Brasil abrir mão de uma empresa fundamental para o seu desenvolvimento econômico e social.

A Embraer é a terceira maior exportadora do Brasil e detém tecnologia para desenvolvimento e produção de aviões comerciais, executivos, agrícolas e militares, além de peças aeroespaciais, satélites e monitoramento de fronteira. “A entrega da empresa, além de afetar a soberania do país, colocaria em risco os mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos, gerados por ela”, afirma o senador.

A estatização da companhia permitiria retomar investimentos e assegurar o desenvolvimento do sistema produtivo brasileiro. A empresa detém tecnologia de ponta e é uma das mais atuantes na área de defesa nacional. Foi responsável pelo desenvolvimento do cargueiro KC-390, um avião para transporte tático/logístico e reabastecimento em voo. O investimento foi de US$ 400 milhões.

Notícias relacionadas