Brasil

Bolsonaro coloca na PF amigo do filho que está sendo investigado

Foi publicado na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial da União, a nomeação do novo ministro da Justiça – Luiz Almeida Mendonça – que substitui Sergio Moro, que pediu demissão na última sexta-feira (24). E também do novo diretor-geral da Polícia Federal – Alexandre Ramagem – que substitui Mauricio Valeixo, exonerado pelo presidente Bolsonaro no mesmo dia em que Moro deixou o ministério.

Mendonça, 47 anos, 20 deles como advogado da União, é amigo pessoal de Bolsonaro e aquele que o presidente disse ser “terrivelmente evangélico” quando seu nome foi cogitado para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Já Ramagem, é amigo íntimo da família Bolsonaro, principalmente do filho Carlos, investigado na CPI das Fake News.

O deputado Federal, Marcelo Freixo (PSOL-RJ) informou que vai entrar com uma ação popular contra a nomeação de Ramagem por ter vínculo com uma pessoa investigada.

Bolsonaro reagiu com um “e daí? Antes de conhecer meus filhos eu conheci o Ramagem. Por isso deve ser vetado? Devo escolher alguém amigo de quem?”.

Na noite de segunda-feira, o ministro Celso de Mello, do STF, autorizou a abertura de um inquérito contra o presidente Bolsonaro. O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral da república (PGR), após declarações de Moro de que Bolsonaro quer interferir politicamente nas decisões da Polícia Federal.

Uma pesquisa Datafolha publicada hoje mostra que 46% dos entrevistados defendem a renúncia do presidente da República e quanto ao pedido de impeachment, o país está dividido: 45% a favor, 48% contra e 6% não souberam opinar.

Notícias relacionadas