Brasil

Ilhabela fechada para turistas e não-residentes

A prefeita de Ilhabela Maria das Graças Ferreira, decretou na noite desta quarta-feira (18), a limitação no sistema de travessia de balsas e a suspensão de atendimento ao público nas repartições municipais, visando a prevenção ao novo corononavírus.

Para a prefeita a decisão visa a segurança dos munícipes e veranistas. “Tomar essa decisão não foi fácil, mas acabei de assinar dois decretos, um sobre a suspensão do atendimento nas repartições públicas e o outro que limitamos o acesso na travessia da balsa. Esses decretos estarão disponíveis nos nossos canais de comunicação para que passemos por essa fase com tranquilidade”, declarou a prefeita.

Os decretos dispõem da emergência de saúde pública, como medidas de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

Travessia do sistema de balsas

O decreto 8.029/2020 entra em vigor a partir das 23:59 do dia 19 de Março de 2020 e tem como único objetivo resguardar o interesse da coletividade na prevenção do contágio e no combate da propagação do coronavírus, por isso, todo os sistema de travessia Litorânea fica limitado aos veículos de:

– emergência assim compreendidos ambulâncias viaturas e de transporte de pacientes;

– aos veículos oficiais, independente de qual órgão público estejam vinculados;

– veículos destinados aos serviços essenciais, ao abastecimento de toda a rede comercial e bancária de Ilhabela, bem como aqueles utilizados para a saída de resíduos e rejeitos de qualquer natureza;

– e aos veículos com placas de Ilhabela e São Sebastião, desde que sejam de moradores ou trabalhadores.

As medidas correspondem às disposições contidas nos documentos e serão mantidas por tempo indeterminado, podendo sofrer alterações a qualquer momento se necessário.

Informativos sobre o novo coronavírus

A Prefeitura de Ilhabela, divulgará de segunda a sexta-feira, a partir das 16h, dados atualizados do novo coronavírus e da dengue.

Fiquem atentos aos cuidados de prevenção das duas doenças!

Além disso, foi disponibilizado um número de aplicativo de mensagens, para informar a todos as principais ações contra o vírus: 12. 9.9206.8432.

O abaixo assinado

Sylvia Boehringer criou este abaixo-assinado para pressionar Ministério Público do Estado de São Paulo e 1 outro

Nós munícipes e sociedades de Ilhabela, vimos por meio deste abaixo assinado pedir a restrição de ingresso de turistas no nosso município por conta da pandemia instaurada mundialmente do Covid-19.

É absolutamente lamentável que cidadãos com pouca responsabilidade e senso social confundam as medidas de contenção de uma epidemia com uma oportunidade de turismo.

Este tipo de comportamento necessita ser energicamente combatido e nesse sentido encarecidamente pedimos ao Ministério Público do Estado de São Paulo, que adote as providências, juridicamente cabíveis, neste cenário de emergência sanitária.

Anote-se que vários países da Comunidade Européia, já adotaram a drástica medida de fechamento de fronteiras e da circulação dos seus cidadãos dentro dos seus respectivos territórios nacionais.

Por fim, deve ser ressaltado que o Município de Ilhabela não tem infraestrutura hospitalar para atender eventuais casos confirmados de Covid-19, pois é notório que a propagação da contaminação em um primeiro instante é geométrica e o enorme afluxo de turistas criará uma população flutuante de grande magnitude, o que por sua vez, criará um cenário catastrófico nas próximas semanas.

Ilhabela por ser uma cidade pequena, tem a capacidade de conter a proliferação deste vírus altamente contagioso de forma exemplar, caso adote este tipo de medida, servindo inclusive como exemplo de cidade que se antecipou ao iminente problema do cenário atual e servir de modelo para outros locais no contingenciamento da propagação de Covid-19, tendo assim o reconhecimento mundial por tal atitude de pro atividade.

Adotando este tipo de medida estaremos nos antecipando no salvamento de vidas e no desafogamento do nosso sistema hospitalar que já sofre com a alta demanda de casos como Dengue, que já é uma epidemia local.

Ilhabela, 17 de março de 2020

16 mil assinaturas

Ilhabela tem 35 mil habitantes. Nas temporadas e nos feriadões essa população chega a 150 mil pessoas. A cidade tem a renda per capita espantosa de R$ 105 mil por causa dos royalties do petróleo. 

Notícias relacionadas