Brasil

Em Genebra, Lula recebe presente das bordadeiras do Vale do Jequitinhonha

Lula recebeu em Genebra, das mãos do escritor Lucas Figueiredo, um bordado que lhe foi presenteado pelas Bordadeiras de Curtume, distrito de Jenipapo de Minas (Vale do Jequitinhonha). Marli e Lula mantiveram um breve diálogo por telefone. Leia o texto e ouça o áudio:

Marli: 

“Oi Lula, bom dia, tudo bem? Aqui é a Marli e eu sou bordadeira. Para mim é uma honra saber que um dos nossos trabalhos vai parar na sua mão. Mais do que merecido. Acompanhei todo seu trajeto, seu trabalho e fiquei tão feliz… Sou apaixonada por você, gosto muito de você e torço mesmo para você ficar livre e se candidatar de novo. E pode contar com meu voto. Se eu pudesse eu faria tudo para te ver pessoalmente, mas é difícil para mim. Na nossa região aqui é praticamente impossível. Mas eu espero poder te ver um dia. E fiquei grata mesmo, foi mais do que merecido esse trabalho parar na sua mão. Seja feito por mim ou por qualquer uma das bordadeiras vai ser uma honra para nós. Que você seja muito feliz, torço para sua liberdade continuar sempre. Espero um dia poder te ver pessoalmente – e se possível ter uma foto sua, juntinho comigo. Um beijo e um abraço de sua admiradora Marli, de Curtume, Vale do Jequitinhonha, Jenipapo de Minas.”

Resposta de Lula:

“Ô Marli, eu estou em Genebra, hoje é dia seis de março, eu estou aqui recebendo do Lucas Figueiredo o livro dele [“Boa Ventura”] e olha aqui que coisa bonita que eu recebi de uma tal de Marli, bonita, do Vale do Jequitinhonha. E eu queria te dizer, Marli, que se tem um lugar no Brasil que eu adoro é o Vale do Jequitinhonha. Eu fui muitas vezes ao Vale e acho que a riqueza cultural do Vale é uma coisa exuberante que o Brasil não conhece porque o Brasil não gosta de mostrar as coisas boas que tem. Às vezes o Brasil mostra as coisas ruins que não prestam, como Bolsonaro e outros políticos. A cultura do povo do Vale é uma coisa rica, e quando eu recebo aqui tão longe, tão longe, um bordado do Curtume, das bordadeiras, eu fico emocionado, acho que é um presente maravilhoso. Se algum dia você for à minha casa você vai ver que isto vai estar guardado em um lugar de destaque. Porque eu amo você, amo as pessoas que trabalham, que lutam, que acreditam que é possível construir o Brasil. Eu não sei se eu volto, mas posso garantir que nós vamos voltar. Esse nós pode ser com você, pode ser com o Lucas, pode ser com o João Paulo, pode ser com qualquer outra pessoa. Mas nós temos que voltar porque o Brasil não pode ser entregue à destruição, como está acontecendo agora. Um grande abraço, querida. Dê um beijo em todas as bordadeiras de Curtume e diga que eu amo elas. Um beijão. Até outro dia, se Deus quiser. Você vai receber logo, logo esse zap aqui, porque nós vamos mandar já. Aqui a gente não promete, aqui a gente entrega. Um beijão, querida.”

Na foto de Ricardo Stuckert, Lula aparece com Romênio Pereira (da direção nacional do PT), o estudante Mateus Figueiredo, o escritor Lucas Figueiredo e João Paulo Rodrigues (MST).

Notícias relacionadas