Brasil

Brasil tem o primeiro caso de Coronavírus. Há pelo menos cinco novas suspeitas, quatro em São Paulo e uma em Pernambuco.

Quando o coronavírus parecia estar aparentemente começando a ser dominado na China, ele chegou ao Brasil em plena terça-feira de carnaval. Um brasileiro foi diagnosticado positivo assim que chegou da Itália, país que está vivendo uma verdadeira epidemia nos últimos dias, com 12 mortes confirmadas e mais de 300 pessoas contaminadas. Várias regiões do país estão isoladas, em quarentena e até o famoso Carnaval de Veneza foi cancelado.

O primeiro caso de contaminação por Coronavírus no Brasil foi confirmado na manhã de ontem (dia 25), em São Paulo. Trata-se de um viajante que havia estado nas últimas semanas na região da Lombardia, no norte da Itália, e cujo exame, realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, deu resultado positivo.

Uma segunda suspeita – uma mulher que embarcou ontem no aeroporto de Cumbica, em um voo da Azul, com destino a Recife – ainda está sendo investigada pelas autoridades sanitárias. Quatro outros casos sob risco de infecção – três da cidade de Bauru e um da capital paulista – estão sendo analisados pelo governo brasileiro.

As preocupações, no caso do Brasil, aumentaram em decorrência da chegada de milhares de turistas que viajaram ao país para o Carnaval, muitos deles originários dos países que estão sob observação das organizações internacionais de saúde.

Nesta quarta-feira (26) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota informando que solicitou à companhia aérea que trouxe o brasileiro da Itália a lista completa de passageiros e tripulantes. Segundo o comunicado, a lista de nomes será repassada para Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) “para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito”. A agência também informa que vai reforçar os alertas para passageiros de voos que chegam do exterior, principalmente dos países onde já foram registrados casos da doença.

O número de casos positivos ocorridos na Itália aumentou 45% nos últimos dias, chegando a 322 pessoas contaminadas, das quais doze morreram. Estão sob atenção passageiros originários dos dezesseis países indicados pela Organização Mundial de Saúde como possíveis focos de contaminação: Alemanha, Austrália, Camboja, China, Cingapura, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália, Irã, Japão, Malásia, Tailândia e Vietnã.

Notícias relacionadas