Brasil

Mudança de hábito

Para variar, vamos começar a nossa espiada pelos jornais pelo fim, pela Ilustrada.

O suplemento de variedades da Folha de S. Paulo nos oferece uma boa capa, na parte gráfica e no conteúdo. “Tá rindo de quê?, pergunta a manchete. Rindo do filme “Jojo Rabbit”, do diretor Taika Waititi, que concorre ao Oscar domingo que vem. O filme faz um retrato imaginário de Adolf Hitler, a figura mais abominável da História.

Baseado no livro “O Céu que nos oprime”, o filme de Waititi mostra as aventuras de um menino alemão, cujo maior amigo é um Hitler caricato, interpretado pelo próprio Waititi. O Studio Fox só topou fazer o filme se o diretor assumisse o papel de Adolf Hitler. Waititi disse, em entrevista ao repórter Rodrigo Salem, da Folha, que nem perdeu tempo em aprofundar na pesquisa sobre o líder nazista, considerado por ele uma figura asquerosa.

Na capa do Segundo Caderno, do Globo, uma boa entrevista com o coreano Bong Joon-ho, diretor de “Parasita”, filme que também concorre ao Oscar.

Na capa do Caderno 2, do Estadão, Arnaldo Antunes que está lançando o disco “O Real Resiste”. A canção que dá nome ao disco está no Youtube e vale a pena ser ouvida e vista.

Agora, voltamos para o começo. Manchete de primeira página da Folha:

O Globo:

Estadão: “Bolsonaro diz que demitirá quem usar cargo para eleição”. Perguntamos: E quem está envolvido com corrupção?

Ainda nas primeiras páginas:

“Câmara ignora STF e reintegra deputado acusado de corrupção “ (Estadão). O deputado é Wilson Santiago, do PTB da Paraíba.

A foto em destaque dos três principais jornais do país é a mesma, o avião que partiu em três em Istambul.

A foto da presidenta da Câmara americana, a democrata Nancy Pelosi, rasgando o discurso de Trump não está nas primeira páginas mas ganhou destaque na página A16 da Folha.

Pelo mundo, a palavra é… Acquitted! Nas capas dos jornais americanos.

A revista quinzenal francesa perdeu o nexo mas não perdeu a piada. Estampou o presidente americano Donald Trump na capa jogando golfe e deu na manchete o trocadilho: “A guerra do golfe”. Infame.

Hoje temos o cartunista Benett em dose dupla.

Notícias relacionadas