O ministro da Educação, Abraham Weintraub, conhecido por suas trapalhadas e seus erros de português, recebeu nesta terça-feira (28) uma advertência por falta de decoro no exercício do cargo.
No dia 27 de junho do ano passado, Weintraub fez a seguinte postagem depois que um militar foi preso na Espanha por transportar 39 quilos de cocaína num avião da comitiva presidencial do presidente Bolsonaro:
“Tranquilizo os “guerreiros” do PT e de seus acepipes: o responsável pelos 39 kg de cocaína NADA tem a ver com o Governo Bolsonaro. Ele irá para a cadeia e ninguém de nosso lado defenderá o criminoso. Vocês continuam com a exclusividade de serem amigos de traficantes como as FARC”.
Em seguida, postou: “No passado o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”.
Segundo os conselheiros, que votaram unanimemente pela advertência, o ministro feriu o artigo terceiro do Código de Conduta da Alta Administração, que diz ser necessário observar o decoro nas manifestações.
Na mensagem, Weintraub confundiu a palavra “acepipes” com “asseclas”.
