Brasil

Democracia em Vertigem

Apesar de chamadas tímidas nas primeiras páginas da Folha e do Estadão, o filme de Petra Costa ganhou a capa do Caderno 2 e do Segundo Caderno.

Nesta terça-feira, um respiro para a cultura brasileira tão maltratada nos últimos tempos. O documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, indicado para o Oscar, ganhou a capa do Caderno 2 do Estadão e a capa do Segundo Caderno do Globo.

A Folha preferiu dar destaque ao Coringa na capa da Ilustrada, com onze indicações. A democracia em vertigem foi para a página B3.

As manchetes principais foram estas:

Na foto em destaque da Folha, a inauguração da nova estação brasileira na Antártida. A inauguração foi adiada devido ao mau tempo, segundo informações dos sites de notícias, hoje cedo.

A foto do Globo destaca um vidro quebrado no Hotel Windsor Excelsior, em Copacabana. Resultado do tumulto após a abertura oficial do carnaval, no domingo.

A diretora Petra Costa também está na primeira página do Globo, que destaca que a polarização política levou o Brasil ao Oscar.

A foto do Estadão é a restrição ao plástico em São Paulo, em vigor a partir de janeiro de 2021.

O vulcão Taal, nas Filipinas, também é destaque numa foto na primeira página do Estadão.

O vulcão nas Filipinas ganhou destaque fotográfico na primeira página do alemão Süddeutsche Zeitung.

O que mais vimos?

Merval Pereira, o imortal, no Globo, dando uma de crítico de cinema. Aposta na vitória de Democracia em Vertigem, mas age como uma faca de dois gumes. Fala que o timing é perfeito para premiar o documentário mas que ele é tão tendencioso que sua escolha foi festejada pela esquerda.

Clique para ler

Em Belo Horizonte, só se fala na cerveja “envenenada”. Manchete principal do Estado de Minas.

Nas redes sociais, o eterno mutante Arnaldo Dias Baptista dá uma alfinetada no músico Carlinhos Brown que no programa The Voice Kids, da Rede Globo, disse que a música Balada do Louco é dos Secos e Molhados. A canção, todos sabem, é de Arnaldo e Rita Lee.

O jornal argentino Página 12 mostra que o governo de Alberto Fernandez caminha do lado oposto ao nosso de direita por aqui. O novo presidente abriu as portas da Casa Rosada para receber todos que trabalham com Direitos Humanos.

E no nosso cartum de hoje, Aroeira mostra a vaca indo pro brejo.

Notícias relacionadas