Brasil

Documentário sobre o golpe que derrubou Dilma vai representar o Brasil no Oscar

Democracia em Vertigem, de Petra Costa, é o filme brasileiro escolhido para concorrer ao Oscar de melhor documentário. O filme mostra, passo a passo, como foi o processo arquitetado pela direita que acabou derrubando Dilma Rousseff da presidência da República, eleita democraticamente.

Petra mistura um pouco sua história familiar e vai fazendo um panorama real daquele inesquecível e tumultuado 2016, que terminou levando Michel Temer à presidência.

Democracia em Vertigem vai concorrer com os documentários For Sama, American Factory, Honeyland e The Cave. No ano passado, Fernando Morais entrevistou Petra Costa aqui no Nocaute.

Um outro brasileiro, o diretor Fernando Meirelles, também está no Oscar deste ano. O filme Dois Papas, dirigido por Meirelles, foi indicado para concorrer na categoria melhor roteiro adaptado e os atores Jonathan Price e Anthony Hopkins, foram indicados como melhor ator e melhor ator coadjuvante em Dois Papas.

A denúncia do golpe no Oscar

A história do Golpe de 2016, que me tirou da Presidência da República por meio de um impeachment fraudulento, ganha o mundo pelas lentes de Petra Costa no documentário “Democracia em Vertigem”. E, para surpresa de alguns, ganhou hoje indicação ao Oscar.

O filme mostra o meu afastamento do poder e como a mídia venal, a elite política e econômica brasileira atentaram contra a democracia no país, resultando na ascensão de um candidato da extrema-direita em 2018.

Parabéns a Petra e à equipe do filme pela indicação ao Oscar. A verdade não está enterrada. A história segue implacável contra os golpistas.

Dilma Rousseff

Notícias relacionadas