Brasil

ABI reage à declaração de Bolsonaro de que jornalista é “espécie em extinção”

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) reagiu, poucas horas depois do presidente Jair Bolsonaro dizer que jornalistas são “uma espécie em extinção que precisam ser cuidados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama)”.

Em nota, a ABI afirmou que “o presidente não deve confundir o que talvez seja um desejo oculto seu com a realidade”. Para deixar claro a sua birra com a imprensa, Bolsonaro disse ainda que o governo não assina mais jornais de papel “porque eles já chegam envenenados.

Veja a íntegra da nota da ABI:

“O país e o mundo têm sido surpreendidos, a cada momento, por declarações estapafúrdias do presidente da República e de seus auxiliares mais próximos. Até a manhã desta segunda-feira, a mais recente dessas declarações tinha sido a de que os jornalistas são “uma espécie em extinção”, que, como tal, deveriam ficar sob os cuidados do Ibama.

O presidente não deve confundir o que talvez seja um desejo oculto seu com a realidade.

Enquanto a informação for uma necessidade vital nas sociedades modernas, e ela será sempre, o jornalismo vai continuar a existir.

E, com certeza, sobreviverá por mais tempo do que políticos inimigos da democracia, que, estes sim, tendem a ser engolidos pela história”. Assina a nota, Paulo Jerônimo de Sousa, presidente da ABI.

Notícias relacionadas