Cultura

‘O Peru de Natal’, ópera baseada em conto de Mário de Andrade, estreia neste sábado em São Paulo

Baseada no conto homônimo de Mário Andrade (1893-1945), a obra conta com libreto de Jorge Coli e composições de Leonardo Martinelli. A ópera fica em cartaz por apenas dois dias, neste sábado (14), às 20h, e no domingo (15), às 17h, no Theatro São Pedro.

O pano de fundo é a São Paulo de 1917, em plena Primeira Guerra Mundial. Raul, sua mãe Maria Luísa e sua tia Tidinha, vivem o luto pelo pai, falecido há alguns meses. Com a chegada do Natal, o jovem Raul interrompe o luto familiar e anuncia que quer comer peru na ceia. A ideia anima a mãe Maria Luísa, e escandaliza a tia Tidinha, para quem não há motivos para festa. Tomado por grande afeto por suas “duas mães”, o jovem bate o pé e fica encarregado de todos os preparativos. Na hora do banquete, surgem as figuras dos dois defuntos – o pai e o peru – que lutam pela moral da história.

Com a Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, a produção tem direção cênica de Mauro Wrona, e direção musical de Miguel Campos Neto. Completam a equipe de produção a cenógrafa Giorgia Masetani, a figurinista Laura Françoso, e a iluminadora Kuka Batista. 

No elenco, Pedro Côrtes interpreta Raul; Tati Helene, a mãe Maria Luísa; Daiane Scales, a tia Tidinha; e Tatiane Reis, Rose, amante de Raul. Completam o elenco Eduardo Gutiérrez como o pai, e Arthur Medeiros como o peru.

Notícias relacionadas