Brasil

Carne a preço de ouro faz a inflação ser a maior para o mês de novembro desde 2015

A sexta-feira, 6 de dezembro, começou com uma notícia bem ruim pro governo Bolsonaro. O IBGE divulgou o índice de inflação do mês de novembro e ela aumentou 0,51%, após ter fechado em 0,1% em outubro.

Este número foi o pior para um mês de novembro desde 2015, quando a presidenta da República era Dilma Rousseff. Lembrando que no mesmo mês, em 2018, a taxa foi de -0,21%.

Os analistas culpam a carne, que teve um aumento desenfreado nos últimos dois meses devido às exportações para a China. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, já avisou que o preço não vai reduzir e todos nós sabemos que o apetite dos chineses é voraz. A China não pensa em diminuir as importações.

De janeiro a novembro deste ano, o índice da inflação acumula alta de 3,12%. Em doze meses, ela ficou em 3,27%, acima dos 2,54% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Na edição desta sexta-feira (6), o jornal O Globo publicou uma reportagem mostrando que, com o aumento de 30% no preço em dois meses, a carne bovina virou artigo de luxo não somente nos supermercados, mas também nos restaurantes. Tem restaurante à quilo no Rio de Janeiro com dois preços: com carne e sem carne.

Lembramos que em 2013, quando o preço do tomate subiu mais do que o previsto, foi assunto de capa das revistas Veja, da Editora Abril, e Época, da Editora Globo. As duas não perderam a oportunidade de fazer chacota usando a expressão “Dilma pisa no tomate”.

Na mesma época, na TV Globo, mais precisamente no programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, ela apareceu com um colar feito de tomates, como se ele fosse uma joia preciosa devido o seu preço.

Nenhuma das revistas semanais que começaram a circular hoje, trouxe o aumento da carne na capa. E não temos notícia de que a apresentadora Ana Maria Braga tenha aparecido no vídeo, hoje, com um colar de almôndegas. Ela apenas brincou com um telespectador que perguntou se ela não iria usar um colar de carne: “É, meu senhor. Se for fazer colar com tudo que está caro, vai faltar pescoço. É a carne, o dólar, o pãozinho”. Pois é.

Notícias relacionadas