Em coma há dez anos, o diretor Fábio Barreto morreu na noite desta quarta-feira (20), no Rio de Janeiro. Fabio Barreto fazia parte de uma família de cineastas. Filho de Luiz Carlos Barreto (“Vidas Secas” e “Dona Flor e seus dois Maridos”) e de Lucy Barreto, era irmão de Bruno Barreto, também cineasta.
Fábio dirigiu “O Quatrilho”, de 1996, indicado ao Oscar como melhor filme de língua estrangeira, e “Lula, o Filho do Brasil”, filme escolhido para representar o Brasil no Oscar em 2011, mas acabou ficando fora do páreo. Fábio Barreto sofreu um acidente de carro em 2009, no Rio, e desde essa época estava em estado de coma. A causa da morte não foi revelada.
Fábio Barreto foi um grande cineasta de uma família com uma contribuição imensa para a cultura nacional. Pelo cinema contou histórias do nosso Brasil e ajudou estrangeiros e nós mesmos a sabermos mais sobre nosso país.
— Lula (@LulaOficial) 21 de novembro de 2019
Os integrantes da Cinemateca Brasileira lamentam o falecimento do cineasta Fábio Barreto, um expoente da cultura nacional. Integrante de uma reconhecida família de cineastas, expressamos os mais profundos sentimentos aos familiares e amigos.
— CinematecaBrasileira (@cinematecabr) 21 de novembro de 2019
