Brasil

Vergonha!

Os três principais jornais do país se curvaram ao presidente da República Jair Bolsonaro que ontem, na Tribuna da ONU, foi agressivo com todos, inclusive com a imprensa, chamada de mentirosa.

A vergonha maior está estampada na primeira página da Folha de S.Paulo, cuja manchete principal é:

Na foto principal, Bolsonaro surge como um estadista sendo cumprimentado pelo presidente americano, Donald Trump.

A legenda mostra bem o espírito da primeira página da Folha: “Após discursar na tribuna das Nações Unidas, Jair Bolsonaro é cumprimentado por Donald Trump”. Não disse que ele esperou mais de uma hora para um aperto de mão de 17 segundos.

Na manchete principal do Globo:

No olho, “Em discurso agressivo e ideológico, presidente reafirma compromisso com liberdade econômica e democracia”. Que beleza! Compromisso com a democracia!

No Estadão, a manchete principal é:

Resumo da ópera:

Bolsonaro elogiou a ditadura militar e os jornais calaram. Não disseram nada sobre as perseguições políticas, as torturas, os desaparecimentos, as mortes. Sequer a censura que abateu sobre a imprensa.

Bolsonaro disse que a imprensa mente e ela ficou calada.

Bolsonaro disse que a Floresta Amazônica não está em chamas e os jornais silenciaram. Não mostraram os números alarmantes das queimadas e desmatamentos, dados oficiais do Inpe. A imprensa apenas engoliu o que o presidente disse.

Bolsonaro falou em fim no monopólio do líder indígena Raoni e a imprensa não explicou de onde Bolsonaro tirou essa maluquice.

Bolsonaro disse que o programa Mais Médicos foi um desastre e a imprensa colocou o rabo entre as pernas. Não falou das milhares de vidas que foram salvas pelos médicos cubanos e como estão vivendo as pessoas nos confins do Brasil, sem médicos e sem assistência, depois que eles partiram.

Bolsonaro falou do país destruído pelo socialismo e os jornais não deram um pio. Não falaram do mais baixo índice de desemprego, do número de faculdades abertas, do programa Mais Médicos, Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, nada nada.

Foi preciso o leitor da Folha, Edson Carlos Morotti, de Curitiba, colocar o pingo nos iis, no Painel dos Leitores:

Em segundo plano, a Folha, o Estadão e O Globo deram na primeira página o pedido informal de impeachment do presidente americano Donald Trump, o amiguinho de Bolsonaro.

Folha de S.Paulo
Estado de S.Paulo
O Globo

O jornal cubano Granma coloca na primeira página da edição de hoje, um novo apelido para Bolsonaro, aqui conhecido como Bozo: “Mini-Trump”

Nas primeiras páginas dos jornais americanos, o grande assunto – claro – é a abertura do pedido de impeachment contra Trump.

Destaque para a capa da Ilustrada com a abertura da exposição de Cildo Meireles e sua mais nova obra, Marielle estampada na nota de 2 reais.

Greta Superstar!
A ativista sueca Greta Thunberg na capa do Libération e na capa da semanal inglesa The Guardian Weekly, que começa a circular hoje.

Nas redes sociais, um internauta convidou o presidente Bolsonaro para conhecer “Bacurau”. Ele aceitou.

No Libération de hoje, grande reportagem sobre o filme brasileiro que está começando a fazer sucesso mundo afora.

No Twitter, Fabio Panunzzio, o jornalista arrependido, responde ao ministro Sergio Moro.

Ao Ponto é o novo Podcast de O Globo. Veio para mostrar o que a TV não mostra. Será? Se for, não tem hora pra terminar.

O cartum de hoje é do Hubert, na página 2 da Folha.

Notícias relacionadas