Brasil

Uma surpresa na primeira página da Folha de S.Paulo desta terça-feira: Um cartum contundente da Laerte

Não é comum a Folha publicar cartuns na sua primeira página, mas hoje ela acertou na mosca, porque a Laerte não costuma errar o alvo.

Outra bola dentro do jornal dos Frias é a manchete principal: “Bolsonaro vai à ONU para se defender sobre a Amazônia”. Esse “se” diz tudo, depois de tantas asneiras que o presidente da República andou falando.

Ainda na primeira página da Folha: “Caixão não é palanque, afirma Witzel”.
Caixão, meu caro Witzel, serve também para enterrar carreira de político fascista.

Na primeira página do Globo, a manchete principal é:

Uma tentativa do governador de se mostrar preocupado com os moradores das comunidades. O que ele não é nem um pouco, desde o dia em que assumiu o governo.

Nove meses depois, Miriam Leitão percebeu na sua coluna no Globo, que o governo Witzel e o governo Bolsonaro não têm política de segurança. Sabíamos disso há muito tempo. Na cabeça dos dois, é sair matando.

A sueca Greta Thunberg, de 16 anos, aparece na primeira página. Ela, juntamente com 15 ativistas, condenaram o Brasil e outros 4 países, por não preservar o meio-ambiente para as crianças que serão adultas no futuro. Informação que O Globo não deu.

Bem como um documentário sobre o MST – Agroecologia – que foi exibido na ONU e O Globo escondeu de seus leitores.

O telefonema que o presidente Donald Trump deu ao seu colega ucraniano, e que foi gravado, ganhou também página inteira no Globo. O jornal não questiona a legitimidade da gravação, como faz com os áudios obtidos pela The Intercept no Brasil. Lá fora, pode.

Reprodução Jornal Nacional

Numa página inteira no Segundo Caderno, O Globo sai em defesa da primeira dama do teatro brasileiro, Fernanda Montenegro, chamada de “sórdida” pelo dramaturgo Álvaro Alvim, à frente da Funarte, agora bolsonarista de carteirinha.

Vamos ao Estadão. O jornal dá como manchete principal:

O jornal dos Mesquitas destaca também:

Como disse o avô de Ágatha, “que confronto? a menina estava armada, por acaso?”.

Destaque para uma foto de Silvia Grecco, premiada pela Fifa como melhor torcedora, por levar o filho com deficiência visual aos estádios, para narrar para ele os jogos do Palmeiras.

A colunista Eliane Catanhêde agora também está chocada com as insanidades do governador do Rio, de extrema direita. O que ela esperava dele?

Outros destaques:

Nas redes sociais, a ex-presidenta Dilma Rousseff diz quem matou a menina Ágatha no Complexo do Alemão.

O jornal italiano La Repubblica publica página inteira sobre a morte absurda da menina Ágatha.

O jornal argentino comenta a polêmica do diploma que será dado a Chico Buarque, vencedor do Prêmio Camões de Literatura.

Na capa do jornal francês Libération, o Planeta Terra, assunto do momento.

Na capa da revista do New York Times, o assunto é o polêmico Boeing 737 Max.

O repórter Márcio Canuto, que pediu demissão da TV Globo no mês passado, virou garoto propaganda do McDonalds.

E pra terminar, uma nota de falecimento. O Diário Comércio e Indústria, fundado em 1934, deixa de circular a partir de hoje. Vinte e nove funcionários foram dispensados, sendo que 12 são jornalistas.

Notícias relacionadas