Brasil

Como começou a quinta-feira, 12

Começou com a imagem do ex-presidente Lula na primeira página do Le Monde, um dos principais jornais do mundo.

A dita grande imprensa brasileira está comendo bola, perdendo o bonde da história. O jornal francês Le Monde fez uma entrevista exclusiva com Lula, fotografou o ex-presidente na Polícia Federal de Curitiba, ao lado de um carcereiro, e o colocou na primeira página. Na entrevista, Lula afirma que “Bolsonaro é o resultado de uma rejeição da política” e que nós “não podemos esperar nada de Bolsonaro”.

Os jornais estrangeiros continuam falando do Brasil. Na edição de hoje do diário italiano La Repubblica, uma página inteira mostra quem está destruindo a floresta Amazônica. Na manchete: “Incêndios, proprietários de terras e pesticidas são aqueles que destroem a Amazônia.”

Voltamos ao planeta Brasil.

A queda do chefe da Receita, Marcos Cintra, está nos manchetões dos maiores jornais do país:

Folha de S.Paulo
O Globo
Valor Econômico
Estado de S.Paulo

Outros destaques:

O calor de 34,5 graus em São Paulo, em pleno inverno (Estadão)
Estadão
Estadão
O Globo

Na Folha, atenção:

Segundo o jornal, no mês que vem o Supremo Tribunal Federal prepara o mais duro recado à Lava Jato e a Sergio Moro.

Elza Soares e o seu novo disco, Planeta Fome, na capa da Ilustrada, da Folha. Na entrevista, ela diz que “parece que puseram tranquilizante na água do povo, que anda quieto”.

No Globo, desconfiamos que o cartunista Chico Caruso confundiu Marcos Cintra com Paulo Guedes.

Pra não dizer que não falamos de Merval Pereira, o colunista do Globo diz hoje que “os interesses pessoais da família Bolsonaro passaram a ser prioritários em relação aos supostos projetos do governo”. Tarde demais pra se arrepender, meu caro Merval.

Clique para ler

Na seção “Há 50 anos”, do Globo, a primeira página do jornal de 12/9/1969 tem a seguinte manchete: “Governo cassa, demite e aplica lei do confisco”. Ditadura, nunca mais!

O mundo!

Começamos com uma notícia importante que o ex-chanceler Celso Amorim tem, da manhã desta quinta-feira:

A revista Time, que começou a circular hoje, abandonou a sua tradicional borda vermelha, em um número especial sobre meio-ambiente, floresta Amazônica inclusa. Como viveremos em 2050?, pergunta a revista.

E um louvor para a capa da edição italiana da Vogue de setembro.

Notícias relacionadas