Brasil

Furacão Doria manda recolher apostilas e deixa alunos a ver navios

Desde o início da semana, alunos da rede estadual de ensino estão sem material para estudar matemática, português. Inglês, história, geografia, ciências naturais, educação física e artes. Quando o governador de São Paulo, João Doria, mandou recolher um material didático com três páginas com uma suposta “apologia de gênero”, talvez ele não imaginasse que, na mesma apostila, havia outras 141 páginas com material didático de oito disciplinas.

Os alunos foram obrigados a devolver as apostilas, sem nenhuma explicação por parte daqueles que foram de sala em sala recolhendo o material. Ontem, quarta-feira (4), o Ministério Público de São Paulo instaurou inquérito para apurar o que aconteceu. O Grupo de Atuação Especial de Educação afirmou que, segundo a Constituição, são objetivos da República Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidária e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.
Em nota, a APEOESP de Sorocaba e Região disse: “Somos contrários a qualquer tentativa de censura e intimidação do debate em sala de aula. Escola é o lugar da diversidade, do amplo conhecimento, da busca insaciável pelo saber. Combateremos essa e qualquer outra medida que atende contra os princípios da escola pública, que deve ser laica e de qualidade para todos”.

Notícias relacionadas