Logo após a divulgação de diálogos de procuradores da Lava Jato fazendo chacota em cima do luto do ex-presidente Lula, que perdeu, em pouco tempo, a mulher Marisa, o irmão Vavá e o neto Arthur, a procuradora Jerusa Viecilli se arvorou em pedir desculpas. A sua postagem na rede social começa com a palavra “Errei”. E continua: “E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula”.
Errei.
— Jerusa B. Viecili (@jerusabv) August 28, 2019
E minha consciência me leva a fazer o correto: pedir desculpas à pessoa diretamente afetada, o ex-presidente Lula.
Curiosamente, uma hora e pouco depois, Jerusa voltou às redes sociais pra esclarecer que estava se referindo apenas ao que disse e ao que foi divulgado. Remendou que as outras mensagens, ela não pode afirmar se são verdadeiras, acrescentando que são vazamentos “criminosos”.
Os procuradores da Lava Jato nunca negaram que há mensagens verdadeiras, exatamente porque foram efetivamente hackeados. Contudo, não é possível saber exatamente o quanto está correto, porque é impossível recordar de detalhes de 1 milhão de mensagens em 5 anos intensos.
— Jerusa B. Viecili (@jerusabv) August 28, 2019
A pergunta que ficou no ar foi se alguém ligou pra ela chamando atenção de que, com o pedido de desculpas, estava autenticando os vazamentos do site The Intercept.
Lembrar de uma mensagem não autentica todo o conjunto. A existência de mensagens verdadeiras não afasta o fato de que as mensagens são fruto de crime e têm sido descontextualizadas ou deturpadas para fazer falsas acusações.
— Jerusa B. Viecili (@jerusabv) August 28, 2019
Na manhã desta quarta-feira (28), a anulação da sentença do então juiz, Sergio Moro, pelo STF, feita ontem no início da noite, surpreendeu até mesmo ministros que defendem a desaceleração da operação Lava-Jato. O veredito do STF, acabou sendo um sinal de que o ambiente entre os ministros da corte mudou após as divulgações da chamada Vaza Jato.
