Brasil

Como começou a segunda-feira, 26

A semana começou mais triste sem Fernanda Young, e os países ricos oferecendo 20 milhões de dólares para a Amazônia.

Na manchete principal do Globo:

Ajuda que saiu esta manhã, em Biarritz, na França.

Na Folha:

Pois é, para aprovar reforma da Previdência, o pagamento de precatórios será adiado de 2024 para 2028.

No Estadão:

É a tal ameaça de despolitização do nosso país.

A atriz, roteirista, escritora e apresentadora Fernando Young, que morreu na madrugada de ontem de parada cardíaca, após uma crise de asma, mereceu a capa do Caderno 2, do Estadão, e do Segundo Caderno, do Globo. Merecidamente. Na Folha, sua morte está no miolo da Ilustrada.

Na página 3 do Globo, a última coluna de Fernanda Young, em que ela conclui que o governo é formado por um bando de cafonas.

Clique para ler.

Grande destaque na capa da Folha para o viaduto construído pelo governo tucano de Geraldo Alckmim. Sabe onde ele vai? Da rodovia Nova Tamoios até a fazenda que pertence a empreiteira que fez a obra. O custo? 3 milhões de reais.

Bolsonaro amanheceu ontem enfezado com o colunista do Globo, Merval Pereira. Acusou-o de ter feito uma palestra que custou aos cofres públicos mais de 300 mil reais. E ameaçou os jornalistas de não mais dar entrevistas a eles, caso não publicassem o que ele disse. Bolsonaro mentiu. Merval se defendeu, afirmando que, na verdade, ele realizou treze palestras e que declarou todas ao Imposto de Renda. Nenhum registro nos jornais de hoje e, por isso, Bolsonaro se negou a falar com jornalistas.

Mais destaques:

Lideranças do partido Novo começam a mexer os pauzinhos para deletar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No Globo e no Estadão.

Clique para ler.

Tráfico toma condomínio do Minha Casa Minha Vida em Niterói. Também no Globo.

Clique para ler.

Exército militar da Coreía do Sul aumenta tensão com japoneses. No Estadão.

Estados Unidos descartam subir tarifas contra a China. Na Folha.

O jornal Valor foi ouvir o golpista Michel Temer, que disse, em entrevista, que “o povo quer ver resultados”. Grande pensador!

A Amazônia pegando fogo continua na imprensa internacional, com destaques.

Na capa do diário comunista italiano, a manchete principal é: “Língua de Fogo”

Duas páginas no italiano La Repubblica, mostra as manifestações pelo mundo em favor da nossa floresta: “O mundo nas praças pela Amazônia, o nosso pulmão”

Na capa do português Diário de Notícias: “Amazônia: Brasil sempre disse desmata, agora Bolsonaro grita esfola”.

As transformações climáticas e as ameaças ao planeta Terra, na capa de duas revistas. A americana The Washington Post Magazine.

E a francesa We Demain.

A charge de hoje é do Duke, no jornal mineiro O Tempo.

Duke

E a dica de leitura, é o número 32 da revista Serrote, publicada pelo Instituto Moreira Sales, saindo do forno. Estão neste número: Alberto Giacometti, Daniel Galera, Noemi Jaffe, Saul Steinberg, entre outros.

Notícias relacionadas