Brasil

Como começou a quinta-feira

A economia virou vedete dos jornalões. Nas manchetes, nos editoriais, por todo canto.

Folha de S.Paulo
Estado de S.Paulo
O Globo

Na Folha uma chamada discretíssima, para ser lida com lupa.

“Mulheres indígenas e camponesas se unem em pressão a Bolsonaro”. Boa foto, bom destaque. Fazia anos que não víamos a palavra camponesa em um título.

“Medida que autoriza o trabalho aos domingos e feriados vai ao Senado”. Se Deus criou o mundo em seis dias e no sétimo descansou, daqui pra frente, por aqui, vai ser tudo diferente.

Na capa da Ilustrada, uma boa matéria sobre os 50 anos do Festival de Woodstock, relembrando nossos festivais tupiniquins dos anos 1970.

No Globo: “Acuado, Macri anuncia pacote de bondades”. Pois é, ainda bem que o Globo percebeu que o presidente argentino está acuado e o pacote é de bondades para adoçar a boca do povo.

Dá só uma olhada na manchete do jornal argentino Página12

A foto-pôster na primeira página do Globo não é da Síria em guerra, de Bagdá em chamas, sequer da repressão na Faixa de Gaza. Trata-se do Morro da Mangueira, na outrora Cidade Maravilhosa.

No Estadão: Huck, o do Caldeirão, provocou umas aspas que foram parar na primeira página: “Vivemos o último capítulo do que não deu certo”. Pensamos o contrário: Estamos no primeiro capítulo do desmonte do que deu certo.

Um destaque para os 60 anos do álbum mais badalado do mundo do jazz: Kind of Blues, de Miles Davis.

E a foto em destaque na primeira página do Estadão, lembra o filme Little Miss Sunshine. A foto mostra dez mulheres que resolveram rodar o Brasil trabalhando, numa Kombi amarela.

As aventuras de Bolsonaro no Piauí, ontem, não foram pra primeira página dos jornais. Será que cansaram das bobagens que o presidente fala, todos os dias?

Depois de afirmar que o brasileiro deveria fazer cocô, dia sim, dia não, em benefício do meio-ambiente, Bolsonaro disse em Parnaíba, cidadezinha piauiense, que “o cocô são os comunistas”. Como assim? Dia sim, dia não?

Jair Bolsonaro e Francisco de Moraes Souza, o Mão Santa, cassado por corrupção em 2001.

Nas redes sociais, a tuitada de Fernando Haddad:

E os ultradireitistas Antagonistas caíram na rede:

Pelo mundo, destacamos uma minissérie que começou a ser publicada no jornal alemão Süddeutsche Zeitung sobre os 50 anos de Woodstock.

Os cartuns do dia são de Miguel Paiva, no JB online:

De Benett, na Folha:

E de Nicolas Tabary, nas redes sociais francesas, pra nossa vergonha:

– Não é muito correto fazer cocô em cima de todo mundo sr. Bolsonaro.
– Sim está bem. Mas agora faço cocô dia sim, dia não, para preservar o meio ambiente e o planeta.

Notícias relacionadas