Brasil

Como começou a quinta-feira

Incrível! Quase dez anos depois de deixar o poder, o ex-presidente Lula continua, quase que diariamente, nas primeiras páginas dos principais jornais do país.

O assunto do dia, a tentativa de transferir Lula de Curitiba para um presídio em São Paulo, está na manchete principal da Folha de S.Paulo:

Folha de S.Paulo

O Globo e o Estadão, torcedores fanáticos da reforma da Previdência, manchetaram:

Estado de S.Paulo
O Globo, mais otimista ainda que o velho Estadão

O Globo destaca a jogada contra Lula na primeira página (“STF derruba decisão que mandava Lula a presídio”) e o Estadão, com a ajuda de uma lupa, lemos: “STF suspende transferência de Lula para Tremembé”.

A foto principal dos principais jornais é, claro, a comemoração na Câmara. As vitórias contra o povo são sempre comemoradas. Quem não se lembra da comemoração no dia em que Eduardo Cunha virou presidente da Câmara?

O inacreditável comentarista de O Globo, Merval Pereira, dá um show de aberrações em sua coluna na página 2. Afirma que não tinha cabimento mesmo acatar o pedido dos advogados de libertar Lula, tampouco de transferi-lo para São Paulo, onde ficaria a um passo da liberdade. Merval Pereira, a cada dia que passa, nos deixa a impressão de que sofrerá um infarto no dia em que souber que Lula foi libertado.

Clique para ler

Ascânio Seleme, nome tão estranho quanto Deltan Dallagnol, ao lado de Merval, na página 3, jura de pés juntos, em sua coluna, que “Lula não é um preso político, como querem os petistas”.

Fazendo concorrência a Merval e Ascânio, Josias de Souza no seu blog: Ele comenta que a decisão da juíza de transferir Lula foi “correta, muito correta, corretíssima”. O jornalista fechou os olhos pra mais um golpe de humilhação.

O que tem de bom pra ler, é o artigo de Guilherme Boulos, na página 3 da Folha. “A renovação da esquerda”. Chegou bem na hora, nesse momento de reflexão e luta.

O lado bom do Globo, sim, o jornal tem um lado bom, está na capa do Segundo Caderno. Um furo: Está saindo na Itália, uma biografia do cantor e compositor Tom Zé (ainda sem previsão de lançamento no Brasil), escrita pelo jornalista Pietro Scaramuzzo, com prefácio de David Byrne. O livro chama-se “Tom Zé, l’Ultimo Tropicalista”.

Já está disponível nas boas casas do ramo, a edição de agosto da revista Quatro Cinco Um, um número especial sobre educação (estamos precisando), com Paulo Freire na capa.

Resultado de imagem para revista quatro cinco um agosto 2019

Nas bancas da França, um número especial do semanário católico La Vie sobre O Tempo. O tempo que passa, o tempo de trabalho, o tempo que corre, todos os tempos. Um número exemplar para esses tempos modernos.

Circulando nas redes sociais, três bons cartuns:

Gilmar
Nani
Ivan Cabral

Já que estamos no ano do cão e no mês do cachorro louco, aqui está a capa da conceituada revista britânica Archives. Trata-se de um anúncio de shampoo pra cachorro, feito pela agência brasileira Propeg.

Notícias relacionadas